quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Festival de Ideias, do Centro Ruth Cardoso

Encontros como esse promovido pelo Centro Ruth Cardoso é essencial para que a nossa sociedade sempre esteja alenta para mudarmos hábitos e atitudes.
 Eli

=============================================================

Festival de Ideias do Centro Ruth Cardoso beneficia a cidade com projetos sociais, por Giovanni Tonussi, blog da radio eldorado
Uma das atrações do FDI2012: conversa com Sérgio Vaz (Cooperifa), Augusto de Campos (Escola-de-Redes) e Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente da República), com moderação de Reinaldo Pamponet
Muita vontade de ajudar e uma ideia na cabeça foi o que precisaram os participantes do ‘Festival de Ideias’ para terem seus projetos fora do papel.
O evento foi realizado pelo Centro Ruth Cardoso, e reuniu pessoas que pudessem melhorar o espaço coletivo seguindo temas como mobilidade urbana, catástrofes naturais, violência e aprendizagem.
As inscrições foram no mês passado, e durante o último final de semana foram divulgados os projetos que vão dividir o investimento de 30 mil reais.
Foram onze idéias escolhidas, e um exemplo é o “Bike Box”, que vai incentivar as pessoas a usarem a bicicleta para ir ao trabalho. Para isso, um container vai fornecer armário, vaga e chuveiro em um só lugar.
Já o projeto “Horta Casa” tem como objetivo realizar encontros entre moradores e biólogos, jardineiros e paisagistas. Eles vão dar dicas de como criar uma horta em casa.
Veja todos os projetos com suas descrições oficiais:
 
Bike Box
Ao fazer uma pesquisa, a equipe do Bike Box notou que muitos cariocas deixavam de pedalar para o trabalho por não ter como tomar banho nas empresas. A partir desse problema, os “jammers” criaram o projeto de um container que fornecesse armário, vaga para a bicicleta e chuveiro em um só lugar.
 
Coletivo de Permacultura
É a ideia de uma rede viva e ativa que conecta os profissionais que já sabem conduzir estes processos com aqueles que desejam aprender a sustentabilidade na prática, através da participação em projetos. Unir também aqueles que desejam que seu bairro, sua comunidade, sua casa ou seu negócio sejam mais sustentáveis e precisam de ajuda profissional para isso.
 
Horta Casa
Um evento aberto, no qual há jardineiros, biólogos, paisagistas, agrônomos, e outros profissionais da área dando dicas, ensinando como fazer e manter uma horta em casa é a minha ideia. Nada mais é que um mutirão de profissionais da área que se reúnem em um local a fim de conscientizar uma grande massa da população.
 
Couch Parade - Parada do Sofá
A ideia é resgatar sofás abandonados, restaurá-los e espalhá-los pela cidade e se possível dar uma boa destinação para eles.
 
Rede Canoa Jangada
Ações pequenas, resolvendo pequenos problemas e enriquecendo a vida de habitantes das águas e das cidades, provendo subsídios técnicos e cooperação através de uma economia consciente e solidária. Conexão entre campo e cidade, encadeando elos, trazendo e fazendo significados, muitos braços unidos por mãos generosas, movidos por corações abertos e mentes positivas.
 
Convoque-me
O Convoque-me é um aplicativo que identifica e conecta voluntários. As pessoas que querem fazer uma atividade voluntária e sempre esbarram na falta de tempo podem contar com um aplicativo para receber no celular notificações de oportunidades de engajamento em ações espalhadas pela cidade em tempo real.
 
Find me
Find me! Você faz um anúncio próximo do local onde encontrou aquela pessoa pela primeira vez, através de Geolocalizadores, insere a data e hora e cria um avatar com as características da pessoa que está procurando, deixa seu e-mail e seu profile de alguma rede social, e se o interesse for recíproco talvez em algumas horas apareça uma mensagem na sua caixa de entrada.
 
Nosso Bus
A ideia é criar um aplicativo móvel, onde as pessoas possam atualizar-se sobre as linhas de ônibus. Podendo saber qual ônibus mais próximo podem pegar, para o seu destino e também sabendo em qual o horário ele vai passar na parada.
 
Olhar Maduro
Incentivar o uso de equipamento próprio, câmera digital e celular para a captação e edição de fotos e vídeos da família, viagens, etc. O curso será livre, com pessoas da 3ª. Idade como público-alvo procurando oferecer um novo hobby capaz de desenvolver sua capacidade de observação, senso estético e de criar e produzir obras artísticas que elevem a sua autoestima.
 
TáxiShare
Imagine um app que te ajude a estimar o valor da sua corrida de táxi. Agora imagine se ele, além disso, procurasse pessoas que estão na mesma região que você e que vão para perto de onde você vai pra vocês dividirem o táxi. E se ele ainda ajudasse a calcular o quanto cada um tem que pagar pela corrida. Esse é o TaxiShare.
 
Wifi Free
Aplicativo de Compartilhamento de Senhas Wifi. Desenvolver um aplicativo onde os usuários possam tornar públicas as senhas de redes sem fio de locais privados e/ou públicos como restaurantes, bares, bibliotecas, escolas.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Clima de incerteza marca Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas

LUIZA | Publicado:4 DE DEZEMBRO DE 2012

 A insegurança em torno dos resultados da 18ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP18) marcou o início da semana definitiva do encontro que ocorre em Doha, capital do Catar, desde o último dia 26. Ontem (3), ministros e autoridades de quase 200 países começaram a chegar à cidade para concluir as negociações, até então travadas por técnicos e especialistas que tentaram estipular os compromissos que cada nação terá de assumir para reduzir os impactos provocados pelo aquecimento global. Segundo observadores que acompanham os debates desde o primeiro dia, o clima de incerteza toma conta dos corredores da conferência. A expectativa inicial em relação à COP18 já era tímida antes mesmo de as nações iniciarem as conversas. 

O maior resultado esperado é a definição de um segundo período de compromissos do Protocolo de Quioto. Para alcançar esse acordo, países desenvolvidos terão que definir metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), que têm que ser alcançadas a partir de janeiro de 2013. Esses compromissos dariam sequência ao atual tratado, que tem validade até 31 de dezembro deste ano. 

“Diferentemente das últimas conferências, que começaram com tarefas bem complicadas, esta não tem uma tarefa tão difícil. Os negociadores só precisam fechar o segundo período de Quioto e começar os trabalhos para depois de 2020 (Plataforma Durban). Mas há certas delegações complicando esse processo”, explicou Fernando Malta, coordenador da Câmara Temática de Clima do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds). 

 Além de buscar soluções para impasses como as emissões excedentes de GEE por países do Leste Europeu que, por conta da recessão econômica, reduziram suas produções e emitiram menos do que poderiam nos anos anteriores, os negociadores terão de buscar consenso sobre o prazo de validade das novas metas. “O problema atual está na indefinição do tempo para ratificação do segundo período. Alguns países não querem definir limites, enquanto os países em desenvolvimento exigem que haja um prazo curto para ratificação”, explicou Malta.

 Para representantes do governo brasileiro, a adoção formal do segundo período de compromisso de Quioto é um dos objetivos fundamentais do encontro em Doha e base essencial para as aspirações do regime internacional de mudanças climáticas. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que já está no Catar, destacou que os negociadores brasileiros vão buscar esse resultado. Mas o Brasil também fará pressão por avanços nos debates sobre a Plataforma Durban.

Conhecida como acordo global, a ação foi acertada por todos os países no ano passado e prevê que tanto as economias desenvolvidas quanto as de países em desenvolvimento tenham compromissos obrigatórios com a redução das emissões a partir de 2020.

 “As delegações estão fechando agora um cronograma de trabalho que começa no início de 2013. As discussões têm se dividido em ações mais práticas e na conceituação. Por ora, o que se tem é que em Bonn [Alemanha], no meio do ano que vem, provavelmente teremos uma série de papers (informes) nacionais sobre como aumentar a ambição do texto para o pós-Quioto”, acrescentou Malta. 

 Fonte: Agência Brasil

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...