Duração: 45 minutos
Material: Globo terrestre, Um recipiente transparente de 1 litro, Um conta-gotas, Uma bola.
Planeta Terra
Usar o globo terrestre para explicar como é o Planeta Terra, sua forma (redonda) e sua composição (oceanos, mares, ilhas e continentes). Localizar o Brasil no globo e depois mostrar a localização aproximada das cidades dos alunos.
Perguntar o que representam as partes pintadas de azul (oceanos/mares e outras águas), as partes em marrom (continentes/ilhas) e a em branco (geleiras e pólos).
Explicar para as crianças sobre as quantidades de água doce e salgada existente no Planeta Terra, usando o recipiente de 1 litro para a água salgada e um conta-gotas para água doce. Demonstrar e discutir a respeito da água que o ser humano utiliza e consome, lembrando sempre que a quantidade de água doce é muito pequena em relação ao número de pessoas que habitam o Planeta.
Prática em sala: Com um copo de água, uma criança pode satisfazer sua sede. E se este mesmo copo fosse dividido entre todas as crianças da sala? Será que a água seria suficiente para todos?
Jogo da Bola Quente
Dependendo do espaço físico, formar um círculo ou permanecer nas cadeiras na sala de aula.
O jogo se desenvolve a partir da contagem numérica de 1 a 3. Quando chegar a 3, o monitor deverá parar o jogo e a criança que estiver com a bola responderá a uma pergunta. Após a resposta, dar prosseguimento à contagem. Obs: a contagem deverá ser no máximo até cinco, para possibilitar a participação de todos os alunos.
Perguntas que podem ser formuladas:
- Como é formado o Planeta Terra? Tem mais terra ou mais água?
- Tem mais água doce ou salgada?
- Água salgada serve para quê?
- Para que serve a água doce? (explorar o assunto)
O monitor terminará o jogo depois de esgotadas todas as perguntas e antes que as crianças percam o entusiasmo. A manipulação dos objetos (globo terrestre, bola) também é importante.
Se for possível, usar música no lugar da contagem.
fonte: http://www.sabesp.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário