De 13 de setembro a 18 de outubro, a UMAPAZ oferece o curso PERSPECTIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, destinado aos conselheiros dos CADES regionais, técnicos, educadores e interessados em ampliar e aprofundar o quadro conceitual a cerca da complexidade dos valores envolvidos na questão socioambiental.
O curso tem por objetivo habilitar indivíduos de diversas formações de conhecimento para refletir e atuar integradamente frente aos desafios comuns da sustentabilidade.
As inscrições podem ser feitas de 24 de agosto a 02 de setembro de 2010, através do e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Programa
13 de setembro: A emergência da sociedade de risco: dimensões da crise;
20 de setembro: Valores e responsabilidades Institucionais para um novo tempo;
27 de setembro: Capitalismo: transições do modo de produção e consumo;
04 de outubro: São Paulo: Megacidade (in)sustentável;
18 de outubro: Sustentabilidade em ação.
Coordenação e facilitação: Valério Igor Príncipe Victorino, Doutor em Sociologia (USP/SP) e docente da UMAPAZ.
bibliografia de Referência
CAMARGO, Aspásia; CAPOBIANCO, João P.; PUPPIM DE OLIVEIRA, José A.; (Org.) Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto Socioambiental; Rio de Janeiro: FGV, 2002.
CARTA DA TERRA EM AÇÃO. http://www.cartadaterrabrasil.org/
GIDDENS. Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
JONAS, Hans. El princípio de responsabilidad - ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Herder, Espanha: 2004.
NOBRE, Marcos; AMAZONAS, Maurício C. (Orgs). Desenvolvimento Sustentável: A institucionalização de um Conceito. Edições IBAMA, Brasília: 2002.
REDE SOCIAL BRASILEIRA POR CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS. Plataforma cidades sustentáveis, 2010.
ROGGERO, Rosemary. São Paulo, megacidade do século XXI: reflexões sobre a educação para uma sociedade sustentável.VEIGA, José E. Desenvolvimento sustentável – desafio do século XXI. Garamond Rio de Janeiro: 2005.
UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014. Documento Final Plano Internacional de Implementação. Brasília: UNESCO, maio de 2005.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo.
Serviço: Curso Perspectivas para a Sustentabilidade Socioambiental
Público focalizado: Conselheiros dos Conselhos Regionais do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, técnicos, educadores, e interessados em geral com nível superior.Duração: 30 horas (20 horas/aula e 10 horas de leituras programadas)
Dia e Horário: 13, 20, 27/09; 04 e 18/10, às segundas-feiras, das 18h às 22h
Local: UMAPAZ – Avenida IV. Centenário, 1268, Portão 7-A, Parque Ibirapuera.
Vagas: 50 – HAVERÁ SELEÇÃOInscrições: 24 de agosto a 02 de setembro.
Resultado da seleção: 09 de setembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário