Incentivar o aprendizado sobre o meio ambiente e o valor de seus ecossistemas é uma prática que deve ser adotada em qualquer idade. O ensino desde cedo, a jovens e crianças, porém, ajuda a solidificar a consciência ecológica e a importância da conservação da natureza. Com esse propósito, o WWF-Brasil, em parceria com o Instituto Supereco e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), produziu a publicação ‘Investigando a Biodiversidade: Guia de apoio aos educadores do Brasil’.
A primeira oficina organizada pelo WWF-Brasil com a utilização desse material ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, no município de Apiacás, no Mato Grosso. Participaram da capacitação 74 professores de educação ambiental infanto-juvenil de escolas da rede municipal e estadual. De acordo com Bruno Reis, analista do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis, do WWF-Brasil, o objetivo das atividades é trazer um tema complexo - a biodiversidade - para o universo prático e cotidiano das pessoas.
Para Lauzina Pereira Souza, educadora da Escola de Educação Infantil Construindo Saber, “as oficinas foram de grande proveito, com excelente desenvolvimento do aprendizado. Para passar o conhecimento precisamos recebê-lo. E, particularmente, fiquei surpresa com o conteúdo e a didática da capacitação. Muito criativo!”.
Outro objetivo da oficina foi oferecer matéria-prima para a produção da segunda cartilha didática para escolas, esta sobre biodiversidade. O WWF-Brasil, juntamente com o Instituto Centro de Vida (ICV), coordenou a elaboração da primeira cartilha, ‘Apiacás: Povo e Memória’, sobre história e geografia do município, aplicada como recurso paradidático nas escolas municipais e estaduais. O intuito dessas ações e produtos de educação ambiental é desenvolver processos e materiais didáticos condizentes com a realidade local.
A publicação ‘Investigando a Biodiversidade’ é um guia de apoio, que visa direcionar o olhar dos educadores para a biodiversidade e disseminar conhecimento sobre ela, aproveitando o entorno da escola como uma das fontes de inspiração e investigação para praticar a percepção real sobre a biodiversidade.
O livro fortalece a importância do tema, trazendo conceitos, métodos e atividades para facilitar o trabalho de professores e multiplicadores de educação ambiental do ensino fundamental, com foco para jovens de 11 a 17 anos.
As oficinas buscam ampliar a consciência ambiental e preparar os professores para abordar o tema nas aulas de uma forma diferente. A próxima oficina está prevista para meados de agosto, com professores de escolas que estão situadas dentro de reservas extrativistas no município de Colniza, também no Mato Grosso.
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