Com um mês de operação, a unidade de pré-beneficiamento de sucata de madeira da CooperAção comercializou 414 metros cúbicos de cavacos produzidos a partir de caixarias e paletes de madeira. O material é destinado a empresas que o usam como combustível para fornos, informou a cooperativa.
Por meio de uma parceria com a Subprefeitura da Lapa, a unidade foi instalada em uma área de 750 metros quadrados da Coordenadoria de Infraestrutura Urbana e Obras, na qual reciclará a madeira de caixarias e de podas de árvores recolhidas pela prefeitura e pela própria cooperativa.
"A partir deste mês estamos recebendo podas de árvores da prefeitura e provavelmente comercializaremos um volume maior, já que esse material é úmido e pesa mais", afirmou Neilton César Polido, secretário da cooperativa.
O equipamento tritura a madeira e, com as lascas, são produzidos os cavacos. O material tem grande valor para as empresas que usam fornos, pois oferece baixo custo e alto poder calorífico.
Além de proporcionar o reaproveitamento de material descartado, diminuindo a pressão sobre áreas florestais, a iniciativa reduz o volume de material orgânico destinado aos aterros sanitários o que, consequentemente, diminui as emissões de gases de efeito estufa e o custo do transporte de resíduos realizado pela prefeitura.
O valor dos cavacos da CooperAção varia entre R$20,00 a R$23,00, dependendo do tipo de madeira e de seu poder calorífico.
Fonte: Revista Sustentabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário