segunda-feira, 12 de julho de 2010

Oceano Invadido

O público poderá interagir manualmente com a estrutura que simula a ondulação do oceano

Oceano Invadido é uma instalação imersiva que busca recriar um ambiente marinho em estado de desintegração. A exposição patrocinada pela Caixa Econômica Federal acontece de 17 de julho a 29 de agosto de 2010, no centro da cidade de São Paulo, com entrada gratuita.
Instalada no vão octogonal do mezanino da Caixa Cultural São Paulo (Sé), uma cobertura mecânico-cinética será construída em madeira, tubos de PVC e retalhos plásticos translúcidos reproduzindo a ondulação da superfície dos oceanos.
A escultura de uma enorme baleia Jubarte construída com arames e recobertas com retalhos plásticos flutua no centro do espaço térreo se misturando a anêmonas-plásticas convertidas em pufes para o público descansar e apreciar a instalação.
Por fim, uma projeção de vídeo sobre uma esfera mostrará, por meio de animações, o ciclo percorrido pelos dejetos plásticos nos oceanos e sua interferência no cotidiano dos seres humanos.

Curiosidades:
Os oceanos ocupam 70% da superfície da Terra, mas até hoje se sabe muito pouco sobre a vida em suas regiões mais remotas.
Segundo estimativas de oceanógrafos, há ainda 2 milhões de espécies desconhecidas nas profundezas dos mares. Por ironia, as notícias mais frequentes produzidas pelas pesquisas científicas relatam não a descoberta de novos seres ou fronteiras marinhas, mas sim, a alarmante escalada das agressões infligidas aos oceanos pela ação humana. E dentre as diversas formas de agressão, a poluição através de resíduos plásticos se mostra uma das mais devastadoras.
O plástico, por suas características - durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração – causa um impacto de proporções globais e que se perpetua por gerações. Segundo o Programa Ambiental da ONU, existem 46.000 fragmentos de plástico para cada 2,5 km², tornando-o responsável por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos. E as principais vítimas são as diversas espécies de vida animal, entre répteis, pássaros, mamíferos e peixes.
A relevância deste tema torna obrigatória uma reflexão e uma mudança de atitude em relação ao uso do plástico no cotidiano, além de alterações profundas no sistema de descarte para embalagens plásticas. Governo, sociedade e ONG’s devem se unir em busca de políticas para a redução do uso e a implementação de programas de logística reversa.

Criação e Produção:
Estúdio Bijari - www.bijari.com.br
Contato: Maurício Brandão
mauricio@bijari.com.br
11 3815-7229 e  11 3814-0815
SERVIÇO:
Projeto de instalação ‘OCEANO INVADIDO’
Abertura para convidados e imprensa: dia 17 de julho de 2010, às 11h
Visitação: de 17 de julho a 29 de agosto de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Assessoria de imprensa do evento:
Fernando Henrique - (11) 7028-0834 - fernando@bijari.com.br
30/06/2010
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
www.caixa.gov.br

http://www1.caixa.gov.br/imprensa/noticias/asp/popup.asp?codigo=6610823

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...