quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

projeto Pomar

O Pomar Urbano, criado como Projeto Pomar, em 1999, tem como objetivos a recuperação ambiental e a revegetação das margens do Rio Pinheiros, na Capital paulista, e o resgate da cidadania de trabalhadores desempregados, aos quais proporciona ocupação, renda e qualificação profissional, por meio do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – Frentes de Trabalho, criado pelo Governo do Estado.
Desde o início, o Pomar Urbano tem estimulado o processo de resgate da relação de respeito e estima que a população já teve em relação aos rios urbanos e de reinserção dos mesmos na paisagem da cidade. Ao longo dos últimos anos muito se tem falado sobre a reurbanização das áreas da cidade onde se localiza o Rio Pinheiros.
Algumas propostas são bastante abrangentes e, por vezes, parecem viáveis somente a longo prazo, pois apontam para verdadeiras revoluções urbanas, exigindo profundas alterações do sistema viário e remoção das linhas de transmissão de energia e utilização das águas e das margens para atividades de lazer, com a construção de marinas, espaços de uso público, restaurantes etc.
Ao propor o Pomar Urbano a Secretaria de Estado do Meio Ambiente optou por soluções compatíveis com a realidade existente, sendo passíveis de imediata implantação sem demandar grandes investimentos. Para viabilizar o projeto foi desenvolvida uma estratégia de execução envolvendo a participação do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil, mostrando, pelo sucesso alcançado, que um processo pode ser tão importante quanto o produto dele resultante.
As empresas que participam do projeto, demonstrando consciência ambiental e responsabilidade social, contribuem de forma efetiva para a recuperação de uma área degradada de grande significado para a cidade de São Paulo.
Por outro lado, ao associar o Pomar Urbano ao Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – Frentes de Trabalho, desenvolvido pela Secretaria Estadual das Relações de Trabalho, foi possível alocar a mão-de-obra representada por trabalhadores desempregados, oferecendo-lhes, além de um salário e outros benefícios, também a oportunidade de se capacitarem como jardineiros, encanadores, pedreiros, padeiros e em outras profissões.
Até abril de 2008, quase 1.500 trabalhadores desempregados participaram do Pomar Urbano, abrindo-lhes a possibilidade de re-inclusão social e alterando significativamente suas perspectivas para o futuro.
 
Histórico da Implantação – Parcerias e Frentes de Trabalho

Desde o início, o Pomar Urbano baseou-se em parcerias com empresas públicas e privadas interessadas em contribuir para reverter a degradação das margens do Rio Pinheiros.
Para demonstrar a viabilidade do projeto, a Secretaria do Meio Ambiente iniciou a recuperação de um trecho de um quilômetro de extensão, na margem esquerda do Rio Pinheiros, situado entre as pontes do Morumbi e João Dias. Nessa área, denominada Trecho-Piloto, os trabalhos se estenderam de dezembro de 1999 a março de 2000, mostrando o acerto das técnicas de cultivo e de manejo adotadas.
Com o apoio do “Jornal da Tarde”, a Secretaria do Meio Ambiente realizou uma reunião com representantes de várias empresas, para apresentação da proposta para obter apoio para a continuidade das intervenções. Da apresentação pública do projeto resultou a adesão de onze empresas: Companhia Auxiliar de Viação e Obras – CAVO, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA, Credicard S.A. Administradora de Cartões de Crédito, Eletropaulo, Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica – EPTE, Fibra S.A., Johnson & Johnson Indústria e Comércio, Natura Cosméticos e Universidade Paulista – UNIP.
A margem esquerda do Rio Pinheiros foi subdividida em trechos que foram “adotados” pelas empresas parceiras, que se responsabilizaram pelas intervenções em suas respectivas áreas, providenciando a contratação dos serviços e aquisição das mudas, sementes e insumos necessários e arcando com os custos de implantação e manutenção. O contrato não prevê nenhum repasse financeiro para o Estado.
A implantação do Pomar Urbano começou na margem esquerda do rio porque, na margem direita, a CPTM estava definindo os locais das novas estações. Além disso, a SMA considerou o projeto prioritário e desejava a sua imediata execução, sem a interferência com outros serviços desenvolvidos na área que pudesse levar à posterior remoção da vegetação.
A equipe técnica da SMA elaborou os projetos e os termos de referência para a implantação do Pomar nos diferentes trechos assumidos pelas empresas parceiras, definindo medidas para recuperação do solo e espécies a serem utilizadas, incluindo quantidade e porte das mudas, além dos tratos culturais a serem executados.
Os trabalhos de recuperação da cobertura vegetal nos trechos dos parceiros, ao longo de cerca de 14,5 km de extensão na margem esquerda do rio, foram iniciados entre abril e maio de 2000. Alguns trechos demandaram mais tempo, mas o último lote foi concluído em outubro daquele ano.
Posteriormente ocorreram outras adesões e atualmente somam-se 16 km na margem esquerda e 6 na margem direita, com a parceria das seguintes empresas: Bioplan, Braskem, Bunge Fertilizantes - Adubos Manah, CAVO – Companhia Auxiliar de Viação e Obras, CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, COSIPA – Companhia Siderúrgica Paulista, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Credicard Citi, CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, DT Engenharia, Eletropaulo, EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia, Johnson & Johnson Indústria e Comercio, Jornal da Tarde, Mantecorp – Indústria Química e Farmacêutica, Mapfre Seguros, Natura Cosméticos, Pazetto Events Consulting, Pinheiro Neto Advogados, Rádio Eldorado, Rede Globo, Suzano Papel e Celulose S.A. e Tok & Stok.
Em outras fases do Pomar Urbano, ao longo do últimos oito anos, participaram ainda: Deutsche Bank, Fibra, Microsoft Informática, Preservam e Sansuy.

fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/pomarurbano/historicodeimplantacao.php

Um comentário:

  1. Bacana este projeto! Legal tantas pessoas ajudarem para que ele se realize!!Eu também tento conscientizar o quanto é importante o meio ambiente.Tenho um blogger http://aartedemodificar.blogspot.com. Afinal, informação é tudo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...