segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cidade terá Plano Diretor para gestão sustentável do sistema de drenagem

De: Rede Nossa São Paulo <aline@isps.org.br>

Car@s,

Para conhecimento do grupo, segue matéria publicada no Diário Oficial:

Cidade terá Plano Diretor para gestão sustentável do sistema de drenagem

O prefeito de São Paulo assinou na sexta-feira, dia 26, o contrato que viabiliza a implementação do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais na Cidade. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), entidade ligada a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O Plano Diretor visa estabelecer as diretrizes do Município em relação à gestão sustentável do sistema de águas pluviais. Para isso, a FCTH fará estudos durante os próximos 24 meses. Pelo acordo, a Prefeitura investirá aproximadamente R$ 4,1 milhões. Segundo o prefeito, o programa será fundamental para nortear os investimentos na área de drenagem e saneamento básico para 2011 e 2012.

“Esse plano vai procurar propor ao Município os investimentos no setor de águas pluviais em longo prazo. Ele passará por diversas secretarias. Por isso, o programa terá condições de integrar esforços e energias em todos os setores. Dessa forma serão potencializadas suas ações”, afirmou.

Para o prefeito, os estudos traçarão um retrato que permitirá à Administração Municipal dar um maior respaldo à população. “O paulistano terá uma cidade melhor para se viver, onde os recursos serão mais bem utilizados. Vamos ter a possibilidade de melhorar a qualidade dos investimentos através deste Plano Diretor, quando ele estiver concluído”.

BACIAS MUNICIPAIS
O professor titular do departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Poli-USP, Mário Tadeu Leme de Barros, foi o responsável pela exposição do Plano Diretor. Segundo o docente, o projeto trabalhará prioritariamente no aspecto das medidas estruturais. “Vamos priorizar obras e canalizações, mas iremos introduzir também as medidas não-estruturais. Vamos rediscutir o uso e ocupação do solo e o zoneamento”, explicou.

Para Leme de Barros, o Plano Diretor destacará uma ótica de drenagem voltada às bacias hidrográficas municipais. “Esta visão não será apenas em gestão territorial - feita por limites administrativos. Elas muitas vezes não coincidem com os limites da água. Então, temos aí determinadas bacias municipais, cujos estudos estão em desenvolvimento nas grandes cidades”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano concordou com a observação do professor. “A cidade de São Paulo tem muitas bacias. O que se queria fazer na construção de um plano era escolher bacias que representassem todas as que existem no Município. Então elas foram escolhidas dessa forma: pela sua topografia, dimensão, característica de declividade e ocupação das margens”.

A FCTH
Entidade responsável pelos estudos do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, a FCTH foi instituída em 1986 com o duplo objetivo de revigorar o Centro de Tecnologia de Hidráulica (CTH), que havia sido criado 16 anos antes, e de fortalecer os trabalhos cooperativos que a Poli-USP e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão do Governo do Estado de São Paulo, realizavam desde 1957. A gestão do CTH cabe ao Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli.

Atenciosamente,

Aline Redorat
Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo
(11) 3894-2400
aline@isps.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...