quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

“Índice de Valores Humanos – IVH”

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – cria “Índice de Valores Humanos – IVH” e sugere Políticas Públicas de promoção de valores. 
O terceiro Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) Brasil 2009/2010, lançado em agosto de 2010, divulga o Índice de Valores Humanos -IVH, que indica o grau de respeito a valores nas áreas de saúde, conhecimento e padrão de vida — as mesmas categorias levadas em conta no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 
O índice demonstra a importância da aplicação dos Valores Humanos  na saúde, educação e trabalho e é um índice de referência para sugestões de Politicas Públicas de promoção de valores. 
O Índice de Valores Humanos - IVH do Brasil é 0,59, valor que equivale à média dos três subíndices que o compõem. O melhor índice é o ligado a trabalho (chamado IVH-T): 0,79,  seguido da educação (IVH-E): 0,54, e o pior é o da saúde (IVH-S): 0,45. (O valor máximo do IVH é 1 e o mínimo, 0). 
Para melhorar o IVH do Brasil, o terceiro Relatório defende que a política adote estratégia de atuação com o cidadão, não apenas para ele, e com as famílias, entendida como rede de cuidado e afeto. 
Propõe "processos de formação de políticas nos quais os indivíduos possam ver estimuladas suas habilidades de participação ativa e autônoma na construção das soluções” e, nas famílias, a reorganização do tempo e do espaço, para gerar mais chances de que haja vivências que criem valores. “As políticas com as famílias devem oferecer suporte a elas para que seus membros se sintam mais capazes de estimular o diálogo, a criticidade, a escuta ativa e o respeito mútuo”, sugere o documento. 
O desafio principal, nas escolas, é melhorar a convivência — dentro da instituição de ensino e entre professores e pais de alunos. “A tarefa de humanização das escolas através do estímulo a práticas e experiências de valor está longe de ser uma panaceia aos desafios da educação básica no país. Mas pode ser uma ajuda e uma contribuição à ambição da busca por justiça social através da educação”. http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3539&lay=cid 
O coordenador do RDH 2009/2010, Flávio Comim, conta que boa parte do que apareceu em relação à educação não foi uma demanda por mais conteúdo nas escolas, mas uma carência de que o espaço escolar também transmita valores aos alunos.
Segundo o texto, é tarefa dos governos investir em espaços públicos que propiciem experiências que geram valores.
Os valores mais citados pelos participantes da consulta foram respeito, justiça, paz, ausência de preconceito, humanidade, amor, honestidade, valor espiritual, responsabilidade e consciência. Para o coordenador do relatório, isso “nos leva a um conceito novo de valores de vida: nem só morais ou éticos, nem só financeiros, são os valores praticados no dia-a-dia.” 
Para o coordenador do RDH Brasil 2009/2010, Flávio Comim,  “o novo índice busca dar materialidade à discussão sobre a importância dos valores para o desenvolvimento humano”. Fala também da correlação direta entre IDH e o IVH. “O IDH concentra-se nos resultados. O IVH desloca a atenção para os processos que levam a um pior ou melhor desenvolvimento humano. Os dois índices são complementares”.  
Os dados evidenciam que valores humanos são a base que garantem o desenvolvimento humano sustentável.

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