quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RELAÇÃO ENTRE ÁGUA E ENERGIA

RELAÇÃO ENTRE ÁGUA E ENERGIA - Economia de água e de energias - Compreensão e aplicação sistêmica de princípios e conceitos - A água produz energia elétrica - A eletricidade é usada para bombear água - Energia do petróleo - Carvão - Gás natural - Relação entre os problemas ambientais e a água - Energia da biomassa - Quase 100% das energias do planeta provêm direta ou indiretamente do sol - Equilíbrio térmico - Aquecimento global - As árvores e as florestas tem um papel preponderante no ciclo da água e na temperatura da terra

A água e os próprios seres vivos possibilitaram
a vida no planeta
ÁGUA E ENERGIAS - Em frases e parágrafos esparsos
 Texto preparativo para palestra em escola, em São Carlos-SP


A água é o principal regulador térmico do planeta terra.

A água é vida.

O sol fornece quase toda a energia para a terra
e os seres vivos
A energia dos combustíveis fósseis, a energia das quedas d`´agua, a energia térmica proveniente da biomassa, a energia para os seres vivos, tem suas origens no sol.




Economizar água é mais importante porque economizam-se energias.

Para se ter água nas torneiras, nas indústrias e nos cultivos agrícolas, é necessário :

*Bombear a água de nascentes superficiais ou da profundidade dos lençóis subterrâneos.
Os lençóis subterrâneos também são
finitos e não podem ser contaminados
*Transportar até as estações de tratamento.
*Tratar a água.
*Bombear novamente até as grandes caixas d`´agua.
*Manter o sistema de distribuição.
*Manter o sistema de esgoto e as estações de tratamento.
*Aplicar materiais na construção em todas as etapas acima.
*Controlar as etapas e cobrar pelos serviços.

Em todas as etapas há aplicação de energias, principalmente a elétrica. O consumo de energia das companhias de fornecimento de água é muito grande.


AS HIDRELÉTRICAS E AS TERMOELÉTRICAS USAM OU GASTAM ÁGUA PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA


Captando, tratando e distribuindo água,
gastam-se energias

As hidrélétricas reservam enormes quantidades de água. Há perdas por evaporação da superfície das represas. Há perdas no processo de produção e manutenção. No entanto, a água, após produzir energia elétrica, continua disponível para outras aplicações. As cidades que bombeiam  água da represa, ou a montante do rio, concorrem com a água necessária à geração de eletricidade.

A política de economia de água relaciona-se, principalmente, à dificuldade de aplicação de recursos na construção de novas usinas de produção de energia e na melhoria de seus sistemas de distribuição. A descentralização da produção e a opção por energias alternativas limpas é o caminho que tende a ser mais sustentável na atual conjuntura da humanidade.
Economizar água e energias
enquanto novas energias são
desenvolvidas

AS TERMOELÉTRICAS transformam grandes quantidades de água em vapor, além de utilizar água em seus processos de manutenção e limpeza.




O MITO DA ESCASSEZ DE ÁGUA

Embora a água doce disponível no planeta está próxima de 2,5%, sendo aproximadamente 0,1% de águas superficiais e 0,4 de águas subterrâneas, o volume em metros cúbicos disponível é imensamente maior que o atual consumo pelos seres humanos.

Então restam dois motivos reais para a economia de água :
- Estratégia política/administrativa na contenção de recursos para a oferta de água.
- Economia de energias.



E porque economizar energias é realmente muito importante ?....

O planeta terra é um sistema fechado que mantêm um delicado equilíbrio de energias, substâncias e materiais. O conjunto dos seres vivos, embora aparentemente ínfimos diante das vastas extensões de terras, de águas e de gases, consegue alterar e participar do intrincado e delicado equilíbrio entre energias, substâncias e materiais do planeta.
As diversas camadas atmosféricas participam,
juntamente com as nuvens, da regulação térmica
do planeta


O equilíbrio dos materiais relaciona-se, principalmente, à conformação original das camadas subterrâneas e estas relacionam-se diretamente com a extração de gás, petróleo, pedras e metais. O equilíbrio dos materiais mantêm pontos gravitacionais e magnéticos estáveis. 


O sol emite raios que aquecem a terra. Se não fossem os diversos fatores de manutenção de equilíbrio, a terra se esquentaria em demasia, impossibilitando a vida. Fenômenos atmosféricos e intra-terrestres seriam muito mais intensos. Dentre os vários fatores de equilíbrio térmico do planeta, a água e as manipulações energéticas realizadas pelos humanos são considerados os seus principais reguladores na fase atual do planeta.

Portanto, a delicada manutenção correta do ciclo da água e o delicado equilíbrio na entrada e na saída da energia solar são susceptíveis de desequilíbrios provocados pelas interferências dos homens.



A HISTÓRIA DA VIDA

Bactérias, fungos e algas criaram o clima adequado
às suas vidas e a outras. Devemos nossa existência
a estes seres microscópicos
Existimos e podemos continuar vivos graças ao trabalho, por milhares de anos, das bactérias, dos fungos e das algas. São eles que criaram o ambiente propício à vida, e hoje, juntamente com todos os outros seres vivos, mantêm este sistema adequado à vida, aparentemente complicado e delicadíssimo. Se pudéssemos falar em nome - e podemos - de todos os seres vivos, diríamos : "Criamos nossa própria casa." Inclusive por este motivo, Lovelock* concluiu : A terra é viva !!

Portanto, muito facilmente as ações humanas que interferem nos ciclos da água, das energias, das substâncias, e nos próprios ciclos das vidas, podem alterar drásticamente as condições do planeta, dificultando ou até impossibilitando a vida como um todo, ou a de muitas espécies. E desde algumas décadas, rápido, este danoso processo encaminha-se.

É necessário conter a interferência indesejada da civilização nos frágeis equilíbrios que possibilitam a continuidade dos homens e a de todos os seres vivos.

Está em moda reciclar. Mas ações
mais efetivas em reutilizar e principalmente
em REDUZIR, são imprescindíveis
nos dias atuais.
Economizar água, economizar energias, economizar materiais é o primeiro passo. Mas é pouco. Apenas economizar, em níveis muitas vezes simbólicos, muito pouco resolve. Se desejamos continuar a existir, precisamos nos adequar mais intensamente em nossa função, como seres biológicos, de preservar e dar continuidade aos frágeis equilíbrios, trabalhando de mãos dadas com todos os seres vivos.



ECONOMIZAR MATERIAIS

Não apenas água e energias devem ser poupados, mas também materiais, ou seja, os recursos que a inventividade humana nos proporciona, pois estes bens requerem, para a sua extração e produção, água e energias.

Mesmo que esta contenção no uso seja estratégica, até que métodos mais harmônicos com a natureza sejam desenvolvidos, é urgente a diminuição em todos os consumos.

* Lovelock : criador da Teoria de Gaia.

AS ÁRVORES, AS FLORESTAS, AS ÁGUAS E O EQUILÍBRIO TÉRMICO DO PLANETA

Luiz A. V. Spinola, nov/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...