quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gases que aquecem o planeta batem recorde de presença na atmosfera

Por luiza


A concentração de gases do efeito estufa – principal acelerador da mudança climática – na atmosfera atingiu novo recorde histórico em 2011, revelou nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A presença de dióxido de carbono e de outros gases de longa duração com a propriedade de reter o calor são a causa do aumento de 30% do efeito de “reforço radiativo”, a partir do qual se explica o aquecimento do planeta.
A principal fonte de carbono em sua forma de dióxido é a queima de combustível fóssil, como petróleo e gás, e o uso da terra (desmatamento de florestas tropicais).
Segundo o último boletim anual da OMM sobre esses gases, apresentado hoje em Genebra, desde a era pré-industrial (1750) foram emitidos para a atmosfera cerca de 375 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, dos quais a metade permanece na atmosfera, enquanto o resto foi absorvido pelos oceanos e pela biosfera (os seres vivos da Terra).
Os milhões de toneladas de carbono na atmosfera “permanecerão nela durante séculos, o que provocará um maior aquecimento de nosso planeta e incidirá em todos os aspectos da vida na Terra”, advertiu ao apresentar o boletim o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
“Mesmo que parássemos as emissões amanhã, o que sabemos que não é possível, teríamos estes gases na atmosfera por milhares de anos”, acrescentou, para em seguida assinalar que não só sua concentração aumenta, mas o ritmo com que acontece se acelera cada vez mais, de maneira exponencial.
Pior ainda, os cientistas não podem assegurar que o planeta vá continuar tendo a capacidade de absorver as quantidades de carbono e outros gases que também contribuem para a mudança climática, como aconteceu até agora.
“Já observamos que os oceanos estão ficando mais ácidos como consequência da absorção de dióxido de carbono, o que pode repercutir na cadeia alimentar submarina e nos recifes de coral”, disse Jarraud.
Nesse sentido, admitiu que a ciência ainda não tem uma plena compreensão das interações entre esses gases, a biosfera terrestre e os oceanos.
O dióxido de carbono é o mais abundante dos gases do efeito estufa de longa duração e sua concentração atual representa 40% mais que na era pré-industrial, mas o metano e o óxido nitroso também representam um papel neste fenômeno.
O primeiro gás foi responsável por 85% do “reforço radiativo” nos últimos dez anos, o metano contribuiu em 18% e o óxido nitroso em aproximadamente 6%.
Cerca de 60% do metano – cuja presença atingiu um máximo sem precedentes com 159% mais que em meados de século XVI – provém dos cultivos de arroz, da exploração de combustíveis fósseis, lixões e combustão de biomassa, assim como de ruminantes, enquanto o resto provém de fontes naturais (pântanos e cupins).
Entre as fontes do óxido nitroso também está a combustão de biomassa, assim como o uso de adubos e processos industriais, e sua presença na atmosfera representa hoje 20% mais em relação ao nível pré-industrial.

Fonte: Agência EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...