segunda-feira, 17 de maio de 2010

dicas para ajudar mais o nosso meio ambiente


Dicas para preservar o meio ambiente, por Jeanne Callegari e Simone Tinti

Com as sugestões que preparamos para você, vai ser fácil ajudar a construir um mundo melhor para seus filhos


Em todo lugar
•Embale os vidros destinados à reciclagem em jornal, papelão, plástico ou outros materiais para evitar que o coletor se machuque durante o manuseio dos produtos.

•Ao lavar as embalagens que serão recicladas, o ideal é aproveitar a água da lavagem da louça ou a água quente do cozimento do arroz ou do macarrão, por exemplo, que seria descartada. Também é recomendado deixar as embalagens de ponta cabeça (como as caixas longa vida) para que parte dos resíduos escorra naturalmente, o que facilita essa limpeza. Evite, também, encher toda a embalagem de água. Apenas uma parte já é suficiente. Outro alerta é não usar sabão na higienização, pois durante o processo de reciclagem, os materiais passarão por uma outra lavagem, mais completa.

•A melhor solução para evitar o desperdício de sacolas plásticas seria forrar as lixeiras com jornal. Mas, se você não tem jornais em casa, tanto faz usar as sacolas de supermercados quanto aqueles específicos para lixo.
Porém, é preciso estar atento ao uso racional deste produto, para que não exista desperdício; uma dica é não exagerar ao trazer as sacolas do supermercado, pois algumas acabam se rasgando e assim, são inutilizadas. Vale lembrar, também, que os sacos específicos para lixo costumam ser mais resistentes e, em alguns casos, feitos de outros materiais plásticos mais nobres.

•Nunca jogue o óleo de cozinha usado no ralo da pia. Uma das maneiras de descarte é colocá-lo em um saco plástico e jogá-lo no lixo reciclável, ou então, depositar o restante do óleo em garrafas PET e enviar para instituições que produzem sabão e detergente. Em Santo André, na Grande São Paulo, a Triângulo é uma das instituições que recolhe este tipo de material.

• O isopor é um material difícil de ser reciclado. Composto por plástico e com mais de 95% de ar, ele ocupa muito volume, o que encarece o transporte e, portanto, o processo de reciclagem. Portanto, se possível, reduza a quantidade deste material (compre vegetais a granel e não aqueles embalados, por exemplo) e reutilize as bandejas em casa o máximo de vezes possível. Ou seja, além de reduzir, reutilizar e reciclar – os chamados "três erres" - recusar também é um gesto a favor do meio ambiente.

• Converse com as pessoas. Com a mãe, a tia, o vizinho, o porteiro. Explique por que é importante tomar atitudes para proteger o meio ambiente. E, principalmente, converse com seu filho!

• Nas férias, faça viagens para reservas ecológicas e tente conhecer as plantas e os animais daquele lugar. Também dá pra fazer isso em parques, na sua cidade mesmo. Lembre-se: a gente só consegue amar e cuidar daquilo que conhece.

• Tenha em mente que tudo o que fazemos causa impacto na natureza. O ideal
é aumentar os impactos positivos e tentar reduzir ao máximo os negativos. É importante ter essa consciência, até para saber mudar o errado.

• Faça perguntas. De onde vem esse produto que comprei? Ele foi feito de maneira sustentável? Ele polui o ambiente? Depois que eu jogá-lo fora, vai demorar quanto tempo para se decompor? Com elas, você começa a avaliar os custos e os benefícios de cada compra e de cada atitude que toma.

No banco
Se você está economizando para a faculdade dos filhos, peça ao gerente de seu banco para aplicar o dinheiro em Investimentos socialmente responsáveis. Esses investimentos são feitos em empresas que são ecológica e socialmente corretas.

No escritório – E na escola!
• Quer ser ecológica e ainda fazer exercício? Quando a distância for pequena, use a escada em vez do elevador
• Carregue sua própria caneca para o trabalho. Ou mesmo uma garrafinha de água. Assim você evita o enorme desperdício de copinhos de plástico descartáveis
• Pense duas vezes antes de imprimir alguma coisa. Assim, você economiza tinta, energia e papel. Ensine as crianças a fazer o mesmo

• Ensine seu filho a não desperdiçar papel, usando sempre os dois lados da folha. Dá para fazer desenhos, escrever listas, anotar telefones, tudo em papéis já usados.

• Utilize o papel reciclado. É mais caro, mas evita o desmatamento. Outra opção é o papel ecoeficiente, feito com eucalipto plantado para isso e elaborado de maneira sustentável.

Cuidado com o lixo
• Sabia que o óleo das frituras, se despejado na pia, polui os mananciais de água? Evite isso doando o seu óleo para instituições, como o Instituto Triângulo (www.triangulo.org.br), que fazem biodiesel e sabão com ele.

• Separe o lixo na sua casa. Parece difícil no começo, mas é daqueles hábitos que, uma vez adquiridos, ficam para sempre. Você vai sentir uma dorzinha na consciência sempre que jogar plástico no lixo normal


Na cozinha• Consuma produtos da estação. São mais saborosos. Dê preferência, também, aos produtos da região onde mora. Eles não precisam ser transportados a longa distância e assim não poluem o ambiente
• Junto com os filhos, faça uma hortinha de temperos. São fáceis de cuidar e cabem em pequenos vasos. As crianças vão adorar colher manjericão, orégano, salsinha...
• Prefira alimentos orgânicos. São mais caros, mas não poluem o ambiente e são muito mais saudáveis. Em vez de encher seu filho com brinquedos caros, invista na saúde e no bem-estar dele.

Em casa
• Doe as roupas que não usa mais. Chame seu filho para escolher brinquedos e doar também. Explique que são presentes que ele vai dar para outras crianças.

• O chuveiro é um dos principais consumidores de energia da casa. Fora toda a água que desce pelo ralo. Por isso, na hora do banho, seja breve. E ensine o mesmo a seu filho.

• Conserte goteiras e vazamentos. De gota em gota, muita água é desperdiçada!
 Desligue os aparelhos da tomada. Mesmo em stand-by, eles consomem energia. Da mesma forma, feche a torneira sempre que estiver escovando os dentes.

• Use a vassoura para limpar a calçada, em vez da mangueira. O volume de água gasto com isso é absurdo: 280 litros a cada 15 minutos. É muito desperdício.
• Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas duram muito
mais tempo e economizam até um terço da energia. E apague a luz quando sair de um cômodo.

• Escolha eletrodomésticos com o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Eles são eficientes, ou seja, gastam o mínimo de energia necessário.

• Aposente a secadora e use o varal para secar as roupas. Nos Estados Unidos, isso se tornou um movimento grande, para desespero de alguns vizinhos, que acham que a prática "enfeia" os quintais. Por sorte, aqui no Brasil ninguém liga pra isso.

Nas compras
 Antes de comprar, avalie os custos daquele produto para o meio ambiente. Só compre se realmente for importante e necessário. Afinal, não adianta reciclar: é preciso reduzir, e muito, o consumo, para proteger o planeta

 Abuse da tecnologia. Resolva por telefone e internet tudo o que puder, como reuniões e compras. Dá pra comprar de tudo, livros, presentes, alimentos... E economiza tempo!

• Ao fazer compras, não aceite as sacolinhas de plástico. Leve sua própria sacola de casa, dessas de pano. Os estilistas já aderiram: 110 modelos exclusivos foram criados para a campanha "Eu não sou de plástico", promovida pela Prefeitura de São Paulo

• Compre coisas de segunda mão. Hoje existem brechós especializados em roupas infantis. Muitos livros também podem ser encontrados em sebos. E por que não organizar uma troca de produtos com outros pais? Acredite, é divertido!

No carro
• Ensine seu filho a nunca, jamais, em hipótese alguma jogar lixo pela janela, como latinhas, copos vazios e papel de bala. Explique que isso ajuda a evitar as enchentes e a preservar a água que todos bebemos.

• Organize com outros pais um rodízio para buscar os filhos na escola. Ninguém se sobrecarrega e ainda ajuda o ambiente.

• Se possível, evite usar o carro. Não dá pra deixá-lo de lado na rotina de leva-e-traz das crianças na escola, aula de inglês, natação? Tente caminhar pelo menos nos finais de semana, fazendo passeios próximos de casa.
• Se você tem filhos, vai precisar de um carro grande, que consome e polui mais. Compense esse gasto adquirindo um modelo flex fuel, que aceita também o etanol comocombustível. E abasteça sempre com o álcool.


Fontes: Paulo Groke, do Instituto Ecofuturo, e Raquel Diniz, coordenadora da área de capacitação comunitária do Instituto Akatu.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI1894-15546,00.html?preview=S

Um comentário:

  1. Adorei o seu Blog cheio de dicas e postagens valiosas para uma conscientização desse problema ambiental, eu vou sempre vir aqui te visitar e ler algumas matérias interessantes.
    Parabéns pelo trabalho e um abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...