quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto Escola em Ação do COEP incentiva mobilização ambiental

Um espaço de troca de experiências, aprofundamento de conhecimentos e valorização da importância do meio ambiente para a qualidade de vida. Este é o cenário que envolve o Projeto Escola em Ação, que o Comitê de Entidades no Combate a Fome e pela Vida (COEP) implementou, em setembro de 2009, em caráter experimental.
O objetivo do projeto é contribuir para que professores, funcionários e alunos de escolas de todo o país, além de seus familiares, ampliem a conscientização e conhecimento sobre os atuais problemas do Brasil e do planeta em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Em sua fase “piloto”, o projeto já contava com a participação de mais de 400 escolas de todo o país, cujas ações têm produzido resultados promissores. O intuito, agora, é atrair novos integrantes e incentivar maior participação.
Neste entrevista, o presidente do COEP Nacional, André Spitz, apresenta mais detalhes sobre as ações propostas, seus objetivos, as conquistas obtidas, além de relatar a importância da educação para ampliar a participação na sociedade, estimular o pensamento crítico e inovador, e fortalecer o protagonismo dos jovens como responsáveis pela construção do futuro.

Mobilizadores COEP - O que é e quais os principais objetivos do Projeto Escola em Ação?
R.: O projeto, lançado pelo COEP em setembro de 2009 em caráter experimental, é uma ação de mobilização que busca promover, dentro do ambiente escolar, a troca de experiências, o aprofundamento de conhecimentos e a valorização da importância do meio ambiente para a qualidade de vida. Já nesta primeira fase obtivemos a adesão de mais de 400 escolas de todo o país. Várias atividades estão em curso e têm produzido resultados animadores, desde o desenvolvimento de hortas escolares, projetos de preservação e uso racional dos recursos naturais, até ações mais amplas, com o envolvimento de pais e comunitários do entorno das escolas. As “sementes” plantadas, mesmo em pouco tempo, já brotam e propagam as iniciativas dos estudantes.

A sugestão é que os estudantes sejam incentivados a trabalharem em grupo, organizados em atividades coletivas voltadas para a questão das mudanças climáticas, contribuindo para que modifiquem no dia-a-dia seus próprios hábitos relativos ao meio ambiente.
Mobilizadores COEP - De que forma uma escola pode participar ?
R.: Qualquer escola, de todo território nacional, pode participar. A unidade deverá se cadastrar no site do Projeto (http://www.escolaemacao.org.br/) através de um representante indicado pela instituição. Este será um dos coordenadores e o responsável pela participação da escola. Antes de inscrever sua escola, o representante fará seu próprio cadastro, informando nome e e-mail.
O representante poderá cadastrar outro(s) coordenador(es) no Projeto Escola em Ação para ajudá-lo a viabilizar a realização das iniciativas. Tendo em vista a importância do coordenador para o sucesso do Projeto, consideramos oportuno que sua escolha leve em conta o envolvimento da pessoa com o assunto, seu espírito de liderança, a disponibilidade para se comprometer com a função que consiste na mobilização do grupo, coordenação das iniciativas e registro dos resultados das ações no site do Projeto.
Toda a comunicação referente ao Projeto, a exemplo da inclusão de propostas de iniciativas, de resultados, envio de e-mail para a coordenação do site, será realizada por meio da internet, pelo(s) coordenador(es) cadastrado(s).

Mobilizadores COEP - Como funciona o projeto?
R.: O Projeto Escola em Ação se desenvolve em ciclos. A cada ciclo são realizadas, pelas escolas participantes, tarefas tendo como referência questões relativas ao “Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza”. No 1º ciclo, de 2009 a 2010, as tarefas consistem na realização de atividades que abordem os temas “Terra, Alimentos e Clima”, “Água e Clima” e, desde agosto, "Consumo sustentável, redução de resíduos, reciclagem e clima". As escolas podem desenvolver ações relativas a esta nova temática em paralelo com atividades relacionadas com os dois outros temas.
O representante da escola no Projeto deve se reunir com o(s) coordenador(es) para definirem, em conjunto, as estratégias de mobilização da comunidade escolar, as linhas de ação a serem desenvolvidas na realização das tarefas e os participantes que serão envolvidos nas atividades. A partir de então, caberá ao(s) coordenador(es) promover(em) discussões, levantar(em) sugestões e, em conjunto, com os demais participantes definir(em) quais ações considera(m) mais motivadoras e prefere(m) realizar.
Definidas as ações a serem implementadas, é importante cadastrá-las no campo "Proposta" do site. Dessa forma além de divulgar o que está fazendo, outras escolas poderão replicar a idéia.
As tarefas poderão ser realizadas na própria escola, em alguma comunidade próxima ou em outros locais. À medida que as ações forem sendo implementadas ao longo do projeto, caberá ao(s) coordenador(es) responsáveis registrar(em) os resultados no site, informando o número de participantes envolvidos na iniciativa, seu caráter inovador, e outros dados que considerar(em) significativos.
Cada escola participante ganha uma página exclusiva no site do Projeto Escola em Ação, onde são publicados automaticamente os resultados das ações cadastradas e onde a unidade pode divulgar outras informações, fotos, textos, vídeos, entre outros. A proposta é que esta divulgação possibilite a interação entre os participantes, fortalecendo o processo de mobilização.

Mobilizadores COEP - A escola pode realizar mais de uma iniciativa por tarefa? Há um limite no número de participantes de cada escola no Projeto?
R.: Quanto às tarefas, fica a critério de cada escola realizar apenas uma iniciativa ou várias, considerando as diferentes séries, faixa etária dos alunos ou outro procedimento que estabeleçam.
É muito importante que todas as iniciativas realizadas sejam cadastradas no campo “resultado” do site, com uma breve descrição incluindo o público que participou de cada uma, as datas em que foram realizadas, seu caráter inovador, momentos mais emocionantes e outros dados que considerar(em) significativos.
Além disso, deve-se ressaltar que as ações desenvolvidas não precisam obrigatoriamente ser especialmente elaboradas ou complexas. Muitas vezes, a criatividade e o empenho são os principais instrumentos para a obtenção de resultados que contemplem o meio ambiente, envolvendo toda comunidade escolar. Temos vários exemplos de atividades que já estão em curso e exigiram, sobretudo, mobilização e conscientização.
Em relação ao limite de participantes, todas as pessoas da comunidade escolar podem participar, independentemente do tamanho da escola. As atividades poderão envolver também os pais dos alunos e demais funcionários da escola. Muitas das ações desenvolvidas têm contado com a participação dos pais dos alunos, que levam para o cotidiano familiar as práticas desenvolvidas em sala de aula.

Mobilizadores COEP - As escolas inscritas já têm colhido os frutos das iniciativas em desenvolvimento? Pode citar alguns exemplos?
R.: Muitas unidades têm apresentado resultados promissores. Temos o desenvolvimento de hortas escolares nas quais os alunos são orientados sobre a importância de uma alimentação mais saudável, para em seguida cultivar, acompanhar o desenvolvimento e depois utilizar o que é colhido no cardápio diário da própria unidade. Além disso, temos várias ações em andamento voltadas à conscientização sobre o uso racional dos recursos naturais, à implantação de ações visando economia da água, diminuição da geração de lixo, projetos de reciclagem, preocupação com as consequências do descarte de materiais na natureza, manutenção das áreas comuns das escolas, entre outras. Em alguns casos, os estudantes promoveram até mesmo a limpeza de lagoas do entorno e têm estimulado a participação de comunitários de regiões próximas na questão ambiental.
Temos relatos de diretores e equipes de coordenação afirmando que os ensinamentos não ficam restritos ao ambiente escolar. Os estudantes têm aplicado o que aprendem em suas casas e comunidades, multiplicando as ideias discutidas em sala de aula.
Com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho realizado pelas escolas participantes do Projeto, o COEP Nacional e a Rede Mobilizadores lançaram o Prêmio Escola em Ação.
Mobilizadores COEP – E de que forma as atividades desenvolvidas pelas escolas são avaliadas?
R.: Todas as escolas inscritas e que realizaram pelo menos uma tarefa estão participando do Prêmio. Evidentemente, as unidades que realizaram mais ações terão mais chances ao concorrerem.
Ao final de cada ciclo, as unidades irão votar online, por meio do site http://www.escolaemacao.org.br/, na escola do seu estado que mais se destacou pelas iniciativas implementadas, considerando, entre outros critérios, a relevância social e comunitária, o caráter inovador das iniciativas realizadas e a participação dos envolvidos.
Nossa proposta é que, durante o processo de seleção, os professores trabalhem com os alunos a importância da escolha por mérito. As escolas devem ser escolhidas pela qualidade das iniciativas por elas desenvolvidas e não por conhecimento ou privilégio. Este não deve ser um processo competitivo, mas uma forma de incentivar o debate de idéias e valores.
A escola mais votada, de cada estado, receberá o Prêmio Escola em Ação Estadual e concorrerá ainda ao Prêmio Escola em Ação como forma de reconhecimento pelos resultados alcançados.
É importante ressaltar que os estados que tiverem menos de três escolas com resultados de iniciativas cadastrados no site, não participarão da votação e do Prêmio.

Mobilizadores COEP - Qual o principal retorno obtido por alunos, professores e pelas escolas que participam deste projeto?
R.: Toda a comunidade escolar é beneficiada através das atividades desenvolvidas e da interação viabilizada pelo Projeto. Além disso, como cada escola dispõe de uma página exclusiva no site do Projeto (http://www.escolaemacao.org.br/), ela pode divulgar ações e informações de seu interesse, dando visibilidade à sua proposta pedagógica em relação a questões ambientais.
Ao mesmo tempo, os alunos têm acesso ao que está em andamento em escolas de várias outras regiões do país. Desta forma é possível uma troca contínua a partir de exemplos postos em prática e que muitas vezes, adaptados a cada caso, geram resultados benéficos para todos.

Mobilizadores COEP - Por que o Projeto Escola em Ação foi lançado de forma experimental? Qual o próximo passo?
R.: O Projeto foi lançado de forma experimental para avaliarmos a recpetividade das escolas. E, mesmo neste tempo obtivemos a adesão de centenas de unidades das mais variadas localidades do Brasil, que foram capazes de mobilizar estudantes, funcionários, famílias e comunidades inteiras em prol das questões ambientais de suas regiões. Este quadro ratifica a idéia de que, para preservar e mudar o contexto atual, não é preciso o empenho de muitos recursos, mas o comprometimento com ações conscientes e a mudança de pequenos gestos diários.
Considero que este tempo foi essencial para provarmos que é possível agregar esforços à questão da preservação e à melhoria da qualidade de vida através da interação e da troca de experiências. Agora, pretendemos continuar a incentivar esta iniciativa, estimulando o debate e a participação dos jovens na construção de novas realidades.
-----------------------------------------------------
Entrevista para o Grupo Mobilização Social: Direitos, Participação e Cidadania
Concedida à: Marcelo Copelli
Editada por: Eliane Araujo.
Data: 9/9/2010
Fonte: Autor:
http://www.mobilizadores.org.br/coep/Publico/consultarConteudoGrupo.aspx?TP=V&CODIGO=C201093111136998

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...