sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rede Mundo Verde lança campanha planeta saudável em parceria com a ONU

Pela primeira vez no Brasil uma rede de varejo se une a entidade para uma ação em prol da sustentabilidade.

No dia 1º de outubro (sexta-feira), a Rede Mundo verde em parceria com a Organização Não-Governamental Movimento Brasileiro em Defesa da Vida MBDV lança a “Campanha Planeta Saudável”, em prol da divulgação do Ano Internacional da Biodiversidade. O lançamento da campanha coincide com a inauguração da nova sede da Mundo Verde em Petrópolis e contará com a presença do diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio), Giancarlo Summa, entidade parceira do Movimento Brasileiro em Defesa da Vida, autora da iniciativa.
A Campanha Planeta Saudável tem por finalidade somar esforços em benefício da salvaguarda da vida na Terra. Empresas que investem em saúde, bem-estar e qualidade de vida, homenagearão o Ano Internacional da Biodiversidade, declarado para este ano pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa está sendo coordenada pelo Movimento Brasileiro em Defesa da Vida – MBDV.
O Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 é uma Campanha Global instituída pela ONU com o propósito de mobilizar os povos do mundo para a importância da manutenção e preservação da diversidade biológica no planeta. Ao defender a preservação do meio ambiente e das inúmeras espécies de animais e vegetais que nele vivem; frequentemente ameaçadas de extinção pela ação devastadora do homem e por uma visão destruidora do desenvolvimento.
A Campanha deverá mobilizar internautas preocupados com o estado do planeta, pois a doença planetária que exige cuidados, afeta a todos nós indistintamente, afinal a “saúde do planeta é a nossa saúde também”.
Serão priorizados, três temas no site até o final do ano: Água (outubro), Vida (novembro), Energia (dezembro), onde juntos formam a sigla AVE, interligando os saberes disciplinares. Curiosidades e informações serão apresentadas em comentários didáticos e ensaios a serem publicados virtualmente. A estratégia consiste em compartilhar idéias e sugestões que possam sensibilizar e contribuir para a difusão do conhecimento sobre a biodiversidade na atualidade.
O objetivo da campanha é que a comunidade global trabalhe em conjunto para garantir um futuro sustentável. Para aumentar a visibilidade da campanha, a Rede Mundo Verde desenvolveu sacolas em tecido de algodão, exclusivamente criadas para fortalecer a base do chamado “consumo inteligente”. As ecobags serão vendidas como produto ecológico e retornável, que se tornaram úteis no dia-a-dia, além de educativas ao agregarem conceitos, como economia sustentável, combate ao desperdício, gerenciamento do lixo, preservação do meio ambiente e respeito às gerações futuras.
As Ecobags terão estampadas a chancela da ONU e a logomarca do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Parte dos recursos arrecadados com sua comercialização será revertida em projetos socioambientais e culturais.
Centro de Informação das Nações Unidas do Brasil (UNIC-Rio) - Em 13 de fevereiro de 1946, a Assembleia Geral da ONU decidiu que fossem estabelecidos escritórios para que os povos de todo o mundo conhecessem, o mais detalhadamente possível, as atividades das Nações Unidas. Para isso, foram criados os Centros de Informação das Nações Unidas (United Nations Information Centres, ou, na sigla em inglês, UNICs), que estão presentes hoje em mais de sessenta países em todo o planeta. Elo ativo entre os meios de comunicação, as instituições educacionais, as organizações não-governamentais, o meio empresarial, a sociedade civil em geral e a ONU, os UNICs são uma rede de escritórios a nível mundial, cujo propósito é “garantir que todos os povos, em todas as partes do mundo, recebam informação a mais completa e exata possível sobre as Nações Unidas”.
Esta rede de informação é a voz da Organização e um meio importante para despertar o interesse local pelas questões mundiais. Os UNICs fazem parte do Secretariado das Nações Unidas, e respondem ao Departamento de Informação Pública da ONU. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) se estabeleceu no Rio de Janeiro em 1947, sendo o primeiro escritório desse tipo criado pela ONU na América Latina. Sua missão é informar a população brasileira sobre os grandes temas da ONU, seus objetivos, seu trabalho e propostas.
Movimento Brasileiro em Defesa da Vida – MBDV: o Movimento Brasileiro em Defesa da Vida – MBDV é uma Organização Não-Governamental (ONG) criada em 1985, na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Em seus vinte e cinco anos de existência, tem atuado nas mais diversas e controvertidas frentes de luta, priorizando atualmente a realização de eventos culturais e de caráter técnico-científico para a difusão da Ecologia através da Educação Ambiental.
Sua presidente, Sonia Pereira, recebeu o título “Renomada Cidadã do Mundo” (Distinguished World Citizen), conferido em 1992 pela Universidade da Paz Mundial (World Peace University), sediada em Eugene, Oregon, Estados Unidos (EUA). Em 1996, recebeu o Prêmio Máximo de Meio Ambiente da ONU (Global 500), em Istambul, na Turquia, mesma láurea com que foram agraciados eminentes ambientalistas, como o líder seringueiro Chico Mendes, o oceanógrafo Jacques Costeau, entre outros.
Mundo Verde - O segredo de sucesso da Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo de alimentação e vida saudável.
Em 23 anos de existência, a marca consolidou-se como pioneira e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Hoje, a rede Mundo Verde recebe diariamente mais de 120 mil pessoas em suas cerca de 162 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo uma franquia em Portugal. Aos adeptos da filosofia “verde”, a rede oferece cerca de 30 mil itens; o mix de produtos inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta.

Fonte: Revista Fator
Blog: http://blog.supereco.org.br/2010/09/30/rede-mundo-verde-lanca-campanha-planeta-saudavel-em-parceria-com-a-onu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...