quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Reinoud Meijer: a importância de olhar para o todo


O educador europeu Reinoud Meijer, aposta em uma educação que faça o jovem olhar para o mundo de maneira mais integral


Você defende que a educação instigue um olhar integralista. O que você entende por uma visão integral?
Se você observar a ideia que se tem em relação a quem é um profissional, vai perceber que para ser profissional é preciso saber mais sobre menos, é necessário um zoom numa área em especial. E esse zoom é essencial para conhecer mais sobre um assunto específico. O problema é quando se perde o propósito que conecta a especialidade com o todo, com a pergunta "como está nossa sociedade hoje?". Quando penso nisso, sempre me lembro do nosso olho. Por meio do olho, a gente vê. Mas, se o olho apenas "visse", ficaríamos cegos. Ele só é importante para o corpo porque, ao mesmo tempo em que desempenha a função da visão, está conectado com nosso sistema corporal, a serviço do funcionamento de um organismo incrivelmente maior.


Você poderia dar um exemplo disso?
Imagine dois trabalhadores da área de construção. Perguntamos para cada um deles: o que você está fazendo? Um responde: estou levantando tijolos. O outro, que está na mesma atividade, diz: estou construindo uma catedral. Se você conecta sua atividade com o todo, sua postura diante do mundo muda totalmente.

Seu programa de aprendizagem é voltado a jovens interessados em empreendedorismo social. Como suas ideias sobre educação se conectam com isso?
O YIP (Youth Initiative Program, ou Programa de Iniciativa Jovem) não dá respostas para os jovens. Convidamos as pessoas que estão vivendo questões específicas e ao mesmo tempo relacionadas com a realidade como um todo para dialogar com eles durante várias semanas [além de convidar gente inspiradora para conversar com os jovens, o YIP pede que desenvolvam projetos pessoais, colaborem com a comunidade e façam um intercâmbio como voluntários em um projeto social]. Encorajamos todos a ter questões e permanecer com elas. Se há uma questão, isso deixa você ativo.

fonte: André Gravatá é um dos membros do projeto Educ-ação,  Vida Simples - 11/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...