sábado, 28 de novembro de 2009

A história da luta pelo planeta sustentável

A história da luta pelo planeta sustentável

As pessoas, os eventos, os acordos e as tragédias que construíram a trajetória global em nome da responsabilidade social e dos cuidados com a terra

1962
O livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), da cientista americana Rachel Carson, desafia o governo americano e os agrônomos ao mostrar os perigos do uso indevido de pesticidas, tanto para os homens quanto para os animais e a natureza. Carson é considerada a fundadora do movimento ecológico.

1968
Na Conferência Intergovernamental para o Uso Racional e a Conservação da Biosfera, promovida pela Unesco, surgem as primeiras discussões sobre o desenvolvimento ecologicamente sustentável.

1969
A ONG Amigos da Terra é criada num antigo escritório do corpo de bombeiros de São Francisco,nos EUA. Dedicada à preservação da natureza, ela desencadeia campanhas bem-sucedidas, como a da salvação das baleias.
O Congresso americano aprova a lei Política Nacional do Meio Ambiente, que incumbe ao governo federal garantir a preservação da natureza e determina como deverá fazê-lo. A lei, uma das primeiras no mundo, torna-se referência.

1970
É comemorado o primeiro Dia da Terra nos Estados Unidos. Reúne 20 milhões de pessoas em manifestações pacíficas pela defesa do meio ambiente.

1971
O pesquisador francês René Dubos e a economista inglesa Barbara Ward lançam o livro Uma Terra Somente, sobre o impacto da atividade humana na biosfera. O Greenpeace nasce no Canadá e monitora com afinco as ações de governos e de empresas. Suas manifestações espetaculares, sempre na presença de jornalistas, contribuem para pôr o tema ambiental na agenda mundial. O Conselho da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) estabelece o princípio de que os poluidores devem arcar com os custos para reduzir os danos ambientais.

1972
A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, leva à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
O Clube de Roma, organização internacional que discute problemas mundiais, lança o livro Limites do Crescimento, que prevê conseqüências desastrosas para a humanidade caso o crescimento não seja controlado. Tornou-se um best-seller, com 13 milhões de cópias vendidas e traduções em mais de 30 línguas. É, até hoje, documento consultado por especialistas.

1973
Nos EUA, é decretada uma das primeiras leis no mundo de proteção às espécies em perigo.

Nasce na Índia o movimento Chipko (que significa “abrace”), no qual mulheres de pequenas comunidades começaram a abraçar árvores para evitar que fossem derrubadas. O movimento influenciou as políticas florestais e incitou a participação feminina nas questões ecológicas.

A crise do petróleo alimenta o debate sobre os limites do crescimento econômico.

1974
Os pesquisadores Franklin Rowland e Mario Molina publicam um estudo na revista Nature mostrando que o gás CFC é responsável pela redução da camada de ozônio na atmosfera.

1975
É criado o Worldwatch Institute, organização que visa a aumentar a atenção pública para as ameaças ambientais no mundo e provocar a criação de políticas governamentais consistentes. Seu relatório anual State of the World começaria a ser publicado em 1984.

1976
É realizado o primeiro encontro Habitat em Vancouver, no Canadá, que relaciona as questões do meio ambiente às aglomerações urbanas.

1977
O Movimento Cinturão Verde começa no Quênia. Comunidades plantam árvores para evitar a desertificação.

1978
O superpetroleiro Amoco Cadiz parte-se ao meio e despeja 227 mil toneladas de óleo no mar da costa francesa. É o maior derramamento de petróleo da história.

1979
O acidente nuclear na usina de Three Mile Island, no estado de Pensilvânia, Estados Unidos, não causa mortes, mas representa um golpe para a popularidade da tecnologia nuclear.

1980
O relatório Global 2000, encomendado pelo presidente Jimmy Carter, afirma pela primeira vez que a biodiversidade é fundamental para o funcionamento do ecossistema planetário.

1982
É criado o World Resources Institute (WRI) nos EUA. Em 1986, a organização começaria a publicar suas avaliações bienais sobre os recursos disponíveis no mundo.

A crise internacional da dívida ameaça o sistema financeiro mundial. Para a América Latina e outros países do Terceiro Mundo, a década de 80 seria a chamada década perdida.

A Carta Mundial para a Natureza, das Nações Unidas, adota o princípio de que ecossistemas e organismos, além de recursos da terra, do mar e da atmosfera utilizados pelo homem, devem ser geridos de modo a manter uma produtividade sustentável.

1984
Vazamento químico da empresa Union Carbide, em Bhopal, na Índia, provoca 10 mil mortes e problemas graves de saúde em 300 mil pessoas.

Seca na Etiópia mata de fome de 250 mil a 1 milhão de pessoas.

1985
Num encontro realizado na Áustria, a Sociedade Meteorológica Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) e o Conselho Internacional das Uniões Científicas (Icsu) alertam para o aumento na atmosfera das quantidades de CO2 e de outros gases que provocam o efeito estufa. Eles também prevêem o aquecimento global.

Cientistas americanos e europeus, depois de anos de pesquisa, descobrem o buraco na camada de ozônio sobre a Antártica.

1986
A Fundação SOS Mata Atlântica é criada no Brasil para defender o que resta da mata atlântica. A ONG, que reúne cientistas, políticos e empresários, representa um amadurecimento do movimento ambientalista no país.

Acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, URSS. A cidade é evacuada e uma poeira radiativa cobre a Europa.

1987
Nosso Futuro Comum, ou o Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, populariza o termo “desenvolvimento sustentável”, definindo-o como o modelo que “atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”.

1988
O seringueiro e sindicalista Chico Mendes, que lutava contra a destruição da floresta amazônica, é assassinado em Xapuri, no Acre. Vira mártir global da causa verde.

O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) é estabelecido para avaliar as informações científicas, técnicas e socioeconômicas mais atualizadas sobre o assunto.

1989
O petroleiro Exxon Valdez despeja 42 milhões de litros de petróleo na costa do Alasca, em um dos maiores desastres ambientais da história.

1990
O agrônomo José Lutzenberger é nomeado Secretário Especial do Meio Ambiente da Presidência da República. Lutzenberger foi um dos precursores, em todo o mundo, do movimento ecológico.

O empresário suíço Stephan Schmidheiny cria o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (que se tornaria depois o WBCSD), envolvendo presidentes de grandes empresas para a questão da sustentabilidade e abrindo um fórum para troca de experiências.

1991
Durante a Guerra do Golfo, centenas de poços de petróleo no Kuwait são incendiados pelas tropas iraquianas em retirada. A queima continua por até oito meses após o conflito.

1992
O Rio de Janeiro sedia a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Unced), a Eco-92. Dela resulta a Agenda 21, que estabelece um novo padrão de desenvolvimento ambiental. Também são assinadas a Convenção da Biodiversidade e a Convenção de Mudanças Climáticas.

1993
Primeiro encontro da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que tem por objetivo acompanhar a aplicação das decisões da Unced e aumentar a cooperação internacional.

1995
O ativista nigeriano Ken Saro-Wiwa, que lutava contra a degradação ambiental provocada pela exploração de petróleo no delta do Rio Níger, é condenado à morte por assassinato. Fora do país, seu julgamento é tido como uma farsa.

A quarta Conferência Mundial das Mulheres, realizada em Pequim, reconhece que o status da mulher avançou, mas que desigualdades entre homens e mulheres ainda persistem, e os obstáculos para a igualdade continuam grandes.

1996
A norma ISO 14.001, que trata da gestão ambiental das empresas, é adotada como padrão internacional.

No dia 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, a Polícia Militar do governo Almir Gabriel mata 19 trabalhadores semterra que se manifestavam pela desapropriação de uma fazenda. Dez deles foram assassinados com tiros à queima-roupa. O ministro da Agricultura se demite.

1998
Controvérsia sobre os organismos geneticamente modificados (OGM). A União Européia proíbe a importação de produtos agrícolas geneticamente modificados.

1999
A Dow Jones lança o primeiro índice de sustentabilidade das empresas, destinado a se tornar uma ferramenta para investidores que busquem empresas lucrativas que adotam princípios de desenvolvimento sustentável.

2000
Os macacos de rabo vermelho de Gana e da Costa do Marfim são declarados extintos. É a primeira extinção de um membro da ordem dos primatas em séculos. Atualmente, 16.118 espécies estão ameaçadas de extinção.

A Assembléia Geral da ONU estabelece os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

2001
Ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono colocam os Estados Unidos em guerra. A China passa a integrar a Organização Mundial do Comércio, acelerando suas mudanças econômicas internas.

A China, a Índia e o Brasil passam a ser vistos como novas forças econômicas no mundo.

2004
Wangari Muta Maathai, fundadora do movimento Cinturão Verde no Quênia, torna-se a primeira ambientalista a receber o Prêmio Nobel da Paz.

A epidemia de Aids na África continua com proporções épicas. Apenas no ano de 2004, estima-se que 2,5 milhões de pessoas morreram e outras 3 milhões foram infectadas pelo HIV. Com apenas 10% da população mundial, a região tem 60% dos casos de infecção. É drama que comove o planeta e deflagra vasta campanha de saúde.

2005
O Protocolo de Kyoto entra em vigor, obrigando países desenvolvidos a reduzir os gases que provocam o efeito estufa e estabelecendo o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para os países em desenvolvimento.

A Bovespa lança o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

2007
O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) divulga seu mais bombástico relatório, apontando as conseqüências do aquecimento global até 2100, caso o homem nada faça para impedi-lo.

Encontro em Sydney, na Austrália, avança na aprovação da ISO 26.000, a norma para a responsabilidade social das empresas de todo o mundo.

O filme Uma Verdade Inconveniente, dirigido por Davis Guggenheim e protagonizado pelo ex-presidente americano Al Gore, ganha o Oscar de melhor documentário.

Fonte: International Institute for Sustainable Development

Um comentário:

  1. Muito bom, os acompanhamentos que marcaram muito os ecossistemas planetários.
    Infelizmente não podemos desfazer os desastres ocorridos, mas podemos contribuir para evitá-los.
    Cada um fazendo sua parte já é uma grande ajuda!
    Jaildes Barreto.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...