quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDUCAÇÃO GAIA – DESIGN EM SUSTENTABILIDADE RIO DE JANEIRO | 2010



Educação Gaia é um programa que capacita profissionais a desenvolverem soluções criativas e eficientes para os complexos desafios à transição necessária em nossa sociedade. É um curso inovador que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis.

Oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro âmbitos da experiência humana – Social, Econômico, Ecológico e Visão de Mundo –, estimulando a responsabilidade individual e a ação coletiva. Busca assim investigar de maneira objetiva os aspectos insustentáveis inerentes e sugerir novos caminhos para uma cultura sustentável e pacífica.
Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, incluindo aulas expositivas, dinâmicas, estágios, grupos para estudos de caso, saídas de campo, etc. O curso segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso da UNITAR – Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas – que o reconheceu como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004-2014).
O programa do curso é adaptado à realidade local dos 20 países em que atualmente é realizado. No Brasil, o curso acontece em SP, RJ, RS, DF e BA. No Rio de Janeiro, a ONG Terra Una – entidade que atua junto à temática de novos caminhos para a sustentabilidade – é a coordenadora do programa, em parceria com o Jardim Botânico e a Escola Nacional de Botânica Tropical, e apoio de outras instituições.
Destinado a gestores, educadores, empresas, ONGs, líderes comunitários, profissionais e estudantes de todos os ramos interessados na temática da sustentabilidade.
CORPO DOCENTE
May East (Findhorn - Gaia Education)
Jonathan Dawson (Findhorn - GEN)
Dominic Barter (CNV Brasil)
José Pacheco (Escola da Ponte)
Susan Andrews (Visão Futuro)
Peter Webb (Sítio Vida Clara Luz)
Valmir Fachini (OIA)
Marcos Arruda (PACS)
Ernani Fornari (Espaço Saúde)
Adma Garzeri (Instituto EcoSocial)
Fábio Brotto (Projeto Cooperação)
Denis Monteiro (ANA - Agroecologia)
Tomaz Lotufo (Sítio Beira Serra)
Equipe TERRA UNA:
Antonia Erian, Diogo Alvim,
Emmanuel Khodja, Filipe Freitas,
Lena Ferreira, Marina Dain
Rodrigo Codevilla, Taisa Mattos


PROGRAMA E DATAS DO CURSO
MÓDULO SOCIAL: 29 Julho a 01 Agosto + 05 a 08 Agosto
Liderança Sistêmica + Comunicação Não-Violenta + Mediação de Conflitos + Facilitação de Grupos + Comunidade e Diversidade + Ecovilas + Redes e Ações Colaborativas + Pedagogia da Cooperação
MÓDULO ECONÔMICO: 16 a 19 + 23 a 26 Setembro
Da Economia Global à Economia Social Solidária + Crise Energética + Indicadores de Sustentabilidade + Bancos Éticos + Redes de Troca + Moedas Sociais + Consumo Consciente + Novas Visões Organizacionais
MÓDULO ECOLÓGICO: 14 a 17 + 21 a 24 Outubro
Resiliência em Gaia + Permacultura e Design Integrado + Bioconstrução + Restauração de Ecossistemas + Biossistemas e Saneamento + Agroecologia, Agricultura Urbana e Sistemas Agroflorestais 
MÓDULO VISÃO DE MUNDO: 18 a 21+ 25 a 28 Novembro
Cidades em Transição + Ecologia Profunda + Saúde e Cura + Dinâmica da Espiral + Origem Dual do Universo + Espiritualidade Socialmente Engajada + Novos Paradigmas para Educação
ESTÁGIO: 40 horas de estágio (alternadas ou em regime de imersão) em iniciativas que serão indicadas para aprofundamento e prática dos conteúdos estudados.
LOCAL: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO – Escola Nacional de Botânica Tropical
216 HORAS DE PROGRAMA: 4 Módulos de 44 h/aula + 40 horas estágio
DIAS E HORÁRIOS: qui e sex de 19h às 22:30h + sáb e dom de 10h às 18:30h
60 VAGAS: os inscritos participarão de um processo de seleção
LINKS DE REFERÊNCIA
Gaia Education: www.gaiaeducation.com
Educação Gaia Brasil: www.gaiabrasil.net
INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO
 (21) 2221-5202 / 9194-5782
Atenciosamente,
Equipe TERRA UNA
Antonia Erian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...