sexta-feira, 16 de julho de 2010

UMAPAZ recebe a exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”

No dia 17 de julho, às 10h, na Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz  (UMAPAZ) será aberta a exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”. A exposição conta com 21 painéis  que trazem estampadas fotos e informações que demonstram a riqueza da biodiversidade paulistana.

É no mínimo peculiar a ocorrência de tantos animais silvestres (foram 700 espécies observadas pela Divisão de Fauna da SVMA) em um município tão urbanizado como São Paulo. Os maciços verdes que resistem a este processo abrigam fauna e flora muito significativas, que justificam um grande esforço no sentido de proteger cada vez mais estes locais.  A exposição foi elaborada no sentido de mostrar aos paulistanos esta riqueza, para que eles nos ajudem a zelar cada vez mais por ela, unindo-se à Secretaria do Verde e Meio Ambiente nos esforços por sua preservação. 

Na exposição será possível conhecer um pouco mais das ações para assegurar essa riqueza natural, tais como a criação de duas Áreas de Proteção Ambiental municipais (Capivari-Monos e Bororé-Colônia), o programa de inventariamento de fauna silvestre (foram observadas pela Divisão de Fauna da SVMA 700 espécies), a criação de novos parques, o Programa de Arborização Urbana, dentre outras ações.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo.  Dentre os objetivos desta mobilização estão aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a comunidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes, e a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos. 

São Paulo é uma das 21 cidades do mundo que participa do Projeto LAB (Local Action for Biodiversity), de iniciativa do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e que tem como objetivo desenvolver iniciativas para a conservação, administração e utilização da biodiversidade urbana, levando em consideração questões como a pobreza e o desenvolvimento sustentável. 

A SVMA tem divulgado a biodiversidade existente em São Paulo buscando atingir estes objetivos. Foi lançada a segunda edição do Guia dos Parques Municipais, divulgada a nova listagem de fauna silvestre observada pela Divisão de Fauna, além da distribuição de pôsteres com fotos de fauna e flora.

Atualmente estão abertas as inscrições para a quinta edição do concurso de fotografia Árvores da Cidade de São Paulo, que neste ano traz uma categoria especial voltada para a interação entre a fauna e as árvores.

Outra iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade  são as eleições para escolha do animal silvestre símbolo da cidade, abertas a todos os paulistanos. São 15  "candidatos", dentre eles  Saruê, Bugio e  João-de-barro. Para votar basta entrar no site www.prefeitura.sp.gov.br/biodiversidade e escolher o seu preferido.

Serviço:
Abertura da Exposição "A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”
Data: de 17 de julho a 31 de agosto
Horário: 10h
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, Portão 7A - Parque Ibirapuera
Informações: 3396-3076


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...