domingo, 20 de junho de 2010

Óleo de cozinha usado gera renda e energia

Por Natália Mello - 27/04/2010

O Programa Bióleo, uma parceira da Petrobrás com a Essencis Soluções Ambientais e o Instituto PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), acaba de expandir sua atuação para mais quatro cidades paulistas e pretende beneficiar 15 mil pessoas. Além de Caieiras, os municípios de Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã e Perus recebem a iniciativa.

O Bióleo, que existe desde agosto de 2009, funciona assim: depois de filtrar o óleo de cozinha usado e armazená-lo de forma adequada, a população vende o insumo para o projeto, que o transforma em biodiesel. O material é, então, misturado ao óleo diesel mineral de unidades da Petrobrás.

Toda a verba proveniente da venda do óleo de cozinha é revertida para programas sociais nas comunidades. Cursos de alfabetização, escolas para a terceira idade, hortas comunitárias, compra de material escolar e reforma de jardins e canteiros pelas cidades são alguns exemplos das atividades desenvolvidas.

“O óleo comestível não pode simplesmente ser descartado no ralo da pia. Se for parar em rios, córregos e represas, ficará na superfície e impedirá a entrada de luz que alimenta os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Em redes de drenagem, pode causar entupimentos. E nas Estações de Efluentes de Tratamentos (ETE´s), quando em grande quantidade, forma uma camada flotada espessa, mal cheirosa e afeta a performance do sistema”, afirma Luzia Galdeano, superintendente operacional da regional São Paulo da Essencis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...