terça-feira, 10 de agosto de 2010

Campanha Limpa Brasil

Dias antes de embarcar para o Brasil, em maio de 2010, e apresentar oficialmente a parceria do Let’s do it! com a Atitude Brasil,o ambientalista Rainer Nolvak nos concedeu a entrevista abaixo:

O que o levou a escolher o Brasil como uma das etapas desse seu trabalho em todo o mundo?

Fui convidado para o III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade, no Rio de Janeiro, e então percebi que este é o país com a maior biodiversidade da Terra! Brasil, lar de muitas culturas indígenas, um lugar onde ressoam muitos pensamentos de transformação verde da economia mundial. Os brasileiros são pessoas solidárias, também. O Rio é uma cidade linda. Então porque não ajudar?

O que o senhor conhece do Brasil?

Não muito, realmente, além do que eu li. Estou ansioso para participar do fórum no Rio de Janeiro e conhecer o Brasil de perto.

Qual a razão de o projeto realizar a limpeza na cidade do Rio de Janeiro?

Nosso humilde sonho é ajudar as pessoas a limpar o planeta. País por país. O Brasil é enorme, por isso é preciso muita coragem para limpar todo o país de uma vez. O Rio vem desenvolvendo uma infra-estrutura que torna possível um resultado sustentável.Nós estamos ansiosos para saber como vamos trabalhamos com os cariocas. Cada lugar tem sua própria história e outros serão construídos com essa experiência.

Existe a possibilidade de realizar tal evento na cidade de São Paulo, a quarta maior cidade do mundo em tamanho e com muitos problemas, principalmente o de limpeza?

Por que não? O time do Let’s Do It! em Nova Deli, esta preparando o clean-up de tamanho semelhante! Eles já fizeram um piloto de limpeza e estão buscando apoio. A questão não é o tamanho da cidade , mas a vontade das pessoas dizerem “eu quero São Paulo limpo!”

Como deve ser feito esse trabalho no Rio?

Tudo o que posso fazer é compartilhar a minha história. A história de limpar o Rio está nas mãos de pessoas de bem do Rio! O que você pode fazer? Ouse imaginar – uma cidade limpa, o Rio de Janeiro. Converse com seus amigos, para ver o que eles pensam disso. Junte-se ao movimento, se vocêª sentir que está pronto. Se mora em outro lugar, comece a preparar o movimento em sua cidade! Mudar a mentalidade das pessoas é um enorme trabalho, de equipe – por isso todos são bem vindos.

O senhor acha possível realizar a limpeza em locais de pouco acesso, como os morros cariocas, que convivem com o problema do tráfico de drogas?

Eu acho que ninguém deveria proibir ninguém de participar do Limpa Brasil. Assim como ninguém pode obrigar ninguém. A verdadeira força do Limpa Brasil reside na união, em uma cooperação em massa com todos para limpar a cidade. Percebemos que a mudança de hábitos é uma tarefa gigantesca. É uma luta pessoal para muitos, não é fácil mudar maus hábitos . É como parar de fumar! Assim como um fumante precisa do apoio de outras pessoas para parar de fumar, nós precisamos de todos para decidir viver em um ambiente livre de lixo. Culpar alguém só faz as pessoas se defenderem e não resolve muito. Então por que não pedir-lhes para participar?

Não haveria problemas de segurança para efetuar o trabalho?

Se isso fosse um trabalho provavelmente poderia haver um problema de segurança. Mas não é trabalho! Pode ser dificil acreditar, mas o Clean-Up Day na Estônia foi lembrado como uma das experiências mais positivas dos últimos anos. Ela trouxe lágrimas aos olhos das pessoas quando viram que foi possivel fazer isso. Pessoas que realmente se importam com seus países. Pessoas que se preocupam tanto, que estavam dispostos a pegar o lixo que fosse necessário! Então eu acho que é bastante simples: todas as regiões da cidade tem pessoas que se importam. Alguns tem vida dura, alguns uma vida melhor, mas todos se importam. Não são necessariamente as pessoas mais ricas que se preocupam mais. Nossa tarefa é falar aos corações de todas essas pessoas e pedir ajuda.

Em que países já foram realizados o Let’s do it!?

Quando começamos na Estônia em 2008, os nossos países vizinhos ,a Lituânia e a Letônia, imediatamente seguiram com mais de 100 mil pessoas. Em seguida, na primavera deste ano, Portugal deu o pontapé inicial no Limpar Portugal, com mais de 100 mil voluntários. Em abril, a Eslovênia surpreendeu a todos – mais de 250 000 pessoas vindo deste pequeno país, isso representa 12,5 por cento da população! Romenia é a próxima, em setembro, seguido de Porto ( Portugal), Kiev (Ucrânia) e assim por diante.

Como foi feito o trabalho nesses locais?

Fizemos um vídeo depois do Clean Up Day na Estônia e colocamos no Youtube. Então, começamos a receber e-mails de vários lugares. Algúem que ouvia falar de uma campanha audaciosa e que então começava a falar para amigos e, de repente, foram criadas grandes equipes em seus países. O interessante é que temos a sorte de contar com os melhores profissionais e pessoas muito dedicadas em nossos times. Essas pessoas realmente tem trabalhado com o coração! É como pegar uma onda – é contagioso, assim como ver muitas pessoas de bem, cuidando e querendo participar na criação de um ambiente limpo. O sentimento de união é algo que está perdido em nosso mundo, individualista e consumista. Você não pode comprar isso.

Nos outros eventos já realizados houve algum tipo de problema? Qual?

Em alguns países, a parte mais dificil foi a colaboração com as empresas de gestão de resíduos. Sem querer culpar ninguém , as vezes, também era dificil trabalhar com o governo. Lembre-se, a cooperação é a chave – todo mundo tem a sua, seus pró³prios medos e mesmo assim achar culpados apenas torna as coisas piores. A pessoa que tem medo sempre pode encontrar outra desculpa.A pessoa verdadeiramente disposta a resolver o problema vai sempre encontrar um caminho. Como dizem os eslovenos – o objetivo mais importante foi alcançado antes mesmo do Clean-Up Day começar, as pessoas começaram a se importar novamente.

Na sua avaliação, qual será o maior desafio desse projeto no Rio?

O maior problema do lixo da Estônia foi a combinação da falta de civilidade da população com a má administração do lixo. Simplificando, a sociedade civil e os poderes públicos simplesmente não se importavam. Isto permitiu a ignorância florescer. A limpeza começa dentro de si mesmo em primeiro lugar. Você tem que ter elevada auto-estima e orgulho para começar. A campanha Limpa Brasil pode servir como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de ambos. Esta é a parte mais dificil – mas também a mais gratificante.

exemplo na Let's Do It Estonia     : http://www.youtube.com/watch?v=T7GzfMD6LHs

fonte:
www.limpabrasil.com/site/entrevista-com-rainer-nolvak/

Um comentário:

  1. Oi Eliane... vou te mandar um email com o projeto da DekDu que tem tudo a ver com seu Blog na área de sustentabilidade. Parabéns pelo Blog. Abs
    www.blog.dekdu.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...