terça-feira, 10 de agosto de 2010

São Paulo dá início a programa de reciclagem

29/07/10 - 13:32

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, lançou, nesta quarta-feira (28/07), o Programa Jogue Limpo. Elaborado por meio de um convênio entre a SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) o Sindicom (Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), o projeto estabelece o recolhimento de diversos tipos de embalagens, após o uso dos produtos, para reúso e reciclagem.
A coleta ocorrerá na cadeia de revenda dos produtos e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nesses centros, os produtos serão transformados em fardos e encaminhados para empresas recicladoras.
“Todos sabemos da importância para a cidade de São Paulo da conscientização da população com a reciclagem. Nesse caso, estaremos reciclando produtos recuperados. Caso não fossem reciclados, eles poderiam contaminar o meio ambiente. É um programa ambicioso e que pretende recolher, ainda neste ano, 500 mil embalagens. O Jogue Limpo veio para ficar”, afirmou o prefeito.
O programa se adaptou à Lei nº 13.316/2002, regulamentada pelo Decreto nº 49.532/2008 e pela Portaria SVMA 97/2008, que torna obrigatório na cidade de São Paulo que todas as empresas produtoras e distribuidoras de bebidas, óleos combustíveis, lubrificantes, cosméticos, produtos de higiene e limpeza façam reúso das embalagens comercializadas na Cidade.
“Através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente nós estamos iniciando a vigência dessa lei. O novo plano precisa ser de conhecimento da população para que ela possa fiscalizar esse serviço”, destacou o prefeito.
Com essa legislação, a cidade de São Paulo se torna pioneira na regulamentação dessa coleta, que já acontece em outros países. Agora, as empresas passam a ter o dever de participar da coleta das embalagens de plástico.

Programa Jogue Limpo
O Jogue Limpo começou a ser realizado no Rio Grande do Sul, em 2005. Atualmente, a coleta de plásticos de lubrificantes pós-consumo encaminha para a reciclagem cerca de 12 milhões de embalagens por ano em todo o estado.

Na cidade de São Paulo, a implantação do programa será monitorada no âmbito do Grupo Técnico de Resíduos da Câmara Ambiental de Petróleo da Cetesb. Inicialmente, ele contará com a participação de representantes da companhia, da SVMA, do próprio Jogue Limpo e de um representante de revenda dos produtos.

O grupo ganhará novos representantes à medida que o programa for se expandindo. Neste primeiro momento, ele se desenvolve em postos de abastecimento de combustível, mas a intenção é chegar a transportadoras, supermercados, concessionárias, entre outros locais. Com informações da PMSP.


Flavia Loureiro NAB Núcleo dos Amigos do Brooklin
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de todos Art.5ºXIV,CF/Cap.40 Agenda 21

Saiba mais sobre os ODM-SP nab http://odmsp.blogspot.com/
Rede Mobilizadores COEP ( Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida)
www.mobilizadores.org.br/coep - www.mobilizadorescoep.org.br
Prezad@s Amig@s. Estamos ajudando a divulgar. Repassem. Participem. Desejamos compartilhar matérias de interesse de nossa área de atuação, acreditando estar lhe prestando, gratuitamente, um serviço relevante e de qualidade. Desculpe, quem não nos conhece, mas seu nome está na nossa lista (se quiser, retiramos) Ou, se estiver satisfeito, encaminhe-nos suas sugestões de assuntos correlatos e/ou fontes alternativas. Aos amigos, um grande abraço.NAB Nota:grifos/destaques nossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...