terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Terremoto de 6,3 pontos atinge a Nova Zelândia e deixa vários mortos

Do UOL Notícias* 21/02/2011 - 22h59 / Atualizada 21/02/2011 - 23h55 - Em São Paulo
Várias pessoas morreram nesta terça-feira em Christchurch, a segunda maior cidade da Nova Zelândia, devido ao terremoto de 6,3 pontos que atingiu a região, informou a polícia. "Várias mortes ocorreram em diferentes pontos do centro da cidade, onde dois ônibus foram esmagados por escombros", disse um oficial. "Relatórios apontam a queda de vários prédios, incêndios e pessoas presas em imóveis no centro."

O terremoto ocorreu às 12h51 desta terça-feira (horário local) e teve seu epicentro situado a apenas 5 km da cidade, a uma profundidade de 4 km, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). Testemunhas disseram que o tremor derrubou vários prédios e abriu crateras nas estradas.
As TVs mostraram cenas de pânico na cidade, onde as pessoas saíram dos escritórios para as ruas. O aeroporto da cidade foi fechado e a polícia está evacuando o centro de Christchurch, onde vários prédios já estavam fragilizados pelo abalo de setembro passado. "Foi realmente terrível, muito forte", contou o comerciante Julian Hogday à TV3.

Terremoto atinge Nova Zelândia

Foto 4 de 31 - Reprodução de TV mostra estragos causados por um terremoto de 6,3 pontos que atingiu a Nova Zelândia Reprodução TV3/Reuters
"Informaram-nos de várias mortes em distintas áreas do centro da cidade, incluindo em dois ônibus que foram atingidos por edifícios destruídos. Um doutor e os serviços de emergência estão atendendo às vítimas", disse a polícia em comunicado.
Vários edifícios do centro desmoronaram ou registraram focos de incêndio, enquanto também há pessoas feridas e presas nas estruturas danificadas. "O que posso ver daqui, no centro da cidade, é que causou um prejuízo considerável", indicou à rádio local o prefeito de Christchurch, Bob Parquer.

Outro tremor

A cidade foi atingida por um forte terremoto de magnitude 7,1 em setembro do ano passado, que causou graves danos generalizados, mas poucos feridos. Desde então, a região tem sido atingida por milhares de réplicas.
Havia registros de escombros caindo de um prédio já danificado e pessoas sendo retiradas de alguns escritórios no centro financeiro, na medida em que inspeções eram feitas.
A Nova Zelândia, que está entre as placas tectônicas do Pacífico e Indo-Australiana, registra uma média de mais de 14 mil terremotos por ano, dos quais cerca de 20 normalmente atingem magnitude 5.

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/02/21/terremoto-de-63-graus-atinge-a-nova-zelandia-e-deixa-varios-mortos.jhtm
===============
WELLINGTON - As 107 baleias-piloto encontradas em uma praia remota da Nova Zelândia morreram, segundo informações do Departamento de Conservação do país nesta segunda-feira.
As baleias foram encontradas por turistas no domingo, próximo a Cavalier Creek, no extremo sul da Nova Zelândia.
O Departamento de Conservação informou que sobrevoou a área e descobriu que metade do grupo estava morto e a outra parte estava morrendo. As baleias chegaram bem à praia, mas a maré baixou, o que deixou poucas chances de mantê-las vivas até os socorristas chegarem. Já no domingo 48 baleias foram sacrificadas.
- Sacrificar é uma decisão difícil mas é tomada para evitar o sofrimento prolongado do animal - disse Brent Beaven, que levou a equipe ao local...
  O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...