quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lembrando 'Star Wars', Nasa descobre planeta com dois sóis

Redação SRZD | Ciência e Saúde | 15/09/2011 18h11
Foto: DivulgaçãoO telescópio espacial Kepler encontrou um planeta com dois sóis. A descoberta, feita pela agência espacial americana Nasa, foi divulgada em um estudo publicado nesta quinta-feira, onde cientistas mostram como é o astro, de tamanho próximo ao de Saturno.

O planeta se encontra em um sistema estelar conhecido por Kepler-16, na região da constelação da Lira. As duas estrelas mães que envolvem o corpo têm tamanhos bem diferentes, sendo uma com massa que equivale a 70% do tamanho do sol e a outra, mais fraca, 20%.

O fenômeno é teoricamente comum para os especialistas, já que estrelas de "sistemas binários", como são conhecidos esses pares, são bastante comuns na nossa galáxia. Ainda assim, nunca havia sido registrado o fenômeno com a participação de um planeta orbitando ao redor sem margem de dúvidas, como é o caso.

A descoberta foi feita após um período de estudos do planeta pelo telescópio Kepler, que observava sua órbita de perfil. No momento que o equipamento pôde captar uma queda tênue de luminosidade no corpo celeste, os pesquisadores intensificaram a atenção sobre o fato e  puderam registrar uma movimentação de eclipse entre o planeta e as estrelas. Nomeado por  Kepler-16b, este corpo interfere na luminosidade do sistema, provocando uma queda de 1,7% durante o eclipse da estrela maior e 0,1% da menor.

As pesquisas,  porém, são limitadas já que o planeta se encontra longe demais para que os astrônomos possam enxergar seu contorno diretamente. O telescópio Kepler monitora mais de 150 mil estrelas na região e é o único com sensibilidade capaz de notar variações tão pequenas como a do planeta em questão.

As estrelas exercem constante força gravitacional entre si, o que as faz mudar constantemente de posição em relação ao centro do sistema. O fenômeno fez com que os períodos de órbita detectados pelos cientistas variassem, em um primeiro momento, entre  221 dias e 230 dias, o que complicou a interpretação.

A nova estrela lembra o planeta ficcional de Tatooine, caracterizado pelos seus dois sóis. Ele foi eternizado nos filmes da saga "Guerra nas Estrelas" como local de origem dos heróis Luke Skywalker e Anakin Skywalker. Ainda assim, diferente da ficção, Kepler-16b parece ter uma atmosfera escura e espessa, com temperaturas que chegam a -100 ºC. Já o planeta dos filmes de George Lucas é predominantemente um deserto de calor intenso.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/145591+lembrando+star+wars+nasa+descobre+planeta+com+dois+sois

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...