terça-feira, 20 de março de 2012

Dicas para ecomizar agua


Reduzir o consumo anual de água é uma preocupação que todos devemos ter no nosso dia-a-dia, pois trata-se de um dos bens mais precisos da terra e é urgente tomar medidas. Mudar hábitos e instalar dispositivos mais eficientes em torneiras, chuveiros e autoclismos permite poupar, por família, até 300 mil litros de água por ano e naturalmente reduzir a sua conta mensal, bastando para isso aplicar algumas simples dicas em casa.
Para poupar água em casa não é necessário deixar de a usar, mas sim racionalizar o seu consumo e não a desperdiçar em consumos inúteis a que muitos se foram habituando ao longo dos anos.
Veja como poupar água em casa de diversas maneiras, sem ser necessário grandes investimentos:

Na casa de banho

    Pode poupar água começando por actos tão simples como quando lava as mãos, os dentes ou se barbeia. Se mantiver a torneira fechada ou encher o lavatório para fazer a barba, pode poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.
  • Opte por tomar um duche em vez de um banho de imersão (gastará menos 50% de água) e, se possível, encurte a duração dos duches (menos 2 minutos debaixo do chuveiro implica uma poupança de 40 litros de água!) ou desligue a água enquanto se ensaboa e/ou aplica o champô.
  • Tenha em atenção também ao chuveiro utilizado, poderá escolher um com opção de redução de fluxo ou botão stop para poupar ainda mais água!
  • Ponha as torneiras todas a poupar, instale redutores de fluxo – uma pequena peça que se encaixa na torneira e que consegue reduzir o seu caudal em cerca de 50%. Outras sugestões incluem as torneiras electrónicas com sensores, activadas apenas com a passagem das mãos, ou as torneiras temporizadas, que desligam automaticamente após alguns segundos.
  • Enquanto espera que a água na banheira ou duche aqueça, poderá colocar um balde ou uma bacia para recolher os primeiros litros de água, utilizando-a depois para regar plantas, para encher os bebedouros de animais de estimação, para lavar uma peça de roupa à mão ou o chão.
  • Cada vez que descarrega o autoclismo gasta 10 a 15 litros de água. Possíveis sugestões: contenção nas vezes que descarrega, instalação de autoclismos duplos ou com botão de controlo e ainda o recurso ao método tradicional de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo. Na deite lixo desnecessário na sanita, vai obrigar a mais descargas.
  • Certifique-se de que não tem fugas de água em nenhuma divisão da casa – podem parecer apenas alguns pingos, mas se estas não forem reparadas rapidamente, essas mesmas fugas podem custar-lhe mais 30 litros de água por dia!

Na cozinha e lavagem da roupa

    Evite deixar a torneira do lava louça a correr enquanto lava a loiça, opte por encher uma das bacias do lava-loiça com água limpa onde poderá depois retirar o detergente das peças já esfregadas. Se tiver máquina de lavar, evite também passar a loiça por água antes de a colocar na máquina, pois não contribui para a eficácia da lavagem e irá conseguir poupar até 75 litros de água!
  • Ainda em relação às máquinas de lavar loiça e às máquinas de lavar a roupa, ponha-as a funcionar apenas quando estiverem cheias, caso contrário o desperdício de H2O será elevadíssimo. Se não tiver alternativa, opte por um programa mais curto e/ou económico que lhe garanta algum nível de poupança.
  • Quando lavar alimentos, como é o caso das frutas e legumes, aproveite essa água para regar as plantas que tiver em casa. O mesmo poderá ser feito quando muda a água de um aquário.
  • Deixe sempre uma garrafa de água no frigorífico, assim quando lhe apetecer água fresca não precisará de deixar a torneira a correr até esta estar suficientemente fria.
  • Quando tiver de cozinhar com água, reduza a quantidade que coloca na panela e cozinhe com a tampa. Além de poupar água, vai conservar muitos dos nutrientes e vitaminas dos alimentos cozinhados desta forma.
  • Utilize água fria sempre que possível, poupando assim na água quente. No que toca a descongelar alimentos, evite estar com a torneira da água a correr, opte antes para um descongelamento natural ou com recurso ao microondas.

Na rega do jardim, lavagem do carro e água da piscina

  • Evite a todo o custo lavar o carro com uma mangueira, utilize antes um balde e uma esponja – assim, em vez de 500 litros de água, irá consumir apenas 50 litros – uma grande diferença para a sua carteira… e para o ambiente!
  • Em relação à rega das plantas e jardins, esteja atento ao solo para saber quando é que os seus verdes precisam realmente de água. A maior parte das plantas morre de excesso e não por da falta de água! Se a jardinagem não for de todo a sua especialidade, existem medidores de humidade do solo para o ajudarem – e assim poderá poupar muita água com recurso a esta pequeno aparelho! Nos meses mais quentes, regue o jardim de manhã quando estiver mais fresco e se necessário à noite também pela fresca, para que a água não evapore muito depressa. Evite regar em dias ventosos. Regue devagar, para permitir que a água se infiltre bem no solo, o que vai implicar menos regas.
  • Opte por um sistema de rega e teste a sua eficácia em termos de tempo necessário para uma boa rega, programe-o para de manhã e certifique-se que a água não está a ser lançada para zonas que não sejam verdes!
  • Decorações de jardim, como as quedas de água, chafarizes ou fontes são para evitar, a não ser que essa água possa ser reciclada.
  • Se tiver uma piscina procure trocar os filtros tradicionais por filtros específicos, que permitam poupar água. Aplique uma cobertura na piscina – ao fazê-lo irá reduzirá a evaporação da água em 90%, ou seja, poupará aproximadamente 3800 litros de água por mês!
  • Sempre que possível aproveite a água da chuva, captando-a em baldes ou depósitos para depois a poder utilizar na rega de plantas e no jardim, ou para usar na lavagem de varandas, pátios e caminhos do exterior da casa, por exemplo. Caso contrário, evite utilizar a mangueira quando quiser limpar as zonas exteriores da casa, utilizando antes uma vassoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...