terça-feira, 27 de março de 2012

Revista Nova Escola traz “A árvore do consumo consciente”

Os educadores devem ficar atentos, pois será publicado na revista Nova Escola, da editora Abril, o capítulo número 1 do material didático “A árvore do consumo consciente”. Esse material foi desenvolvido pelo Instituto Akatu, em parceria com a Fundação Itaú Social, especialmente para que educadores pudessem trabalhar em sala de aula o tema do consumo consciente. Para a publicação do projeto, o Instituto Akatu contou também com o apoio da Fundação Victor Civita, braço de responsabilidade social do Grupo Abril, parceiro institucional do Akatu.
A cartilha didática “A árvore do consumo consciente”, lançada originalmente em 2005, está dividida em oito capítulos que ajudam educadores e alunos a refletirem sobre algumas questões abrangidas pelo consumo consciente.
A analogia feita entre uma castanheira e situações comuns do cotidiano contribui para que os alunos entendam de forma fácil e divertida a interdependência que existe entre todos os seres vivos e os recursos naturais, percebam que pequenas atitudes podem fazer a diferença e que consumo consciente está intimamente relacionado à cidadania.
Entre os meses de agosto e novembro deste ano, serão publicados de forma contínua os quatro capítulos da cartilha. Além da cartilha, faz parte do kit “A árvore do consumidor consciente” o pôster de uma castanheira. O pôster possibilita ao educador trabalhar ilustrativamente com seus alunos a idéia do ciclo da árvore como analogia para o ciclo da vida no planeta. O material completo (guia e pôster) está disponível para download aqui.
A revista Nova Escola alcança cerca de 1,5 milhões de leitores e tem circulação de 640 mil exemplares. Segundo Cláudia Costin, vice-presidente da Fundação Victor Civita – instituição cuja principal iniciativa é a publicação da revista –, é importante que as pessoas estejam conscientes de que tomar a iniciativa e começar a agir é uma valiosa alternativa para transformar uma realidade injusta e melhorar seu entorno. “Por isso, muito nos orgulha trabalhar em parceria com o Instituto Akatu e a Fundação Itaú Social, para uma educação de qualidade por meio da prática da boa cidadania corporativa”, completa ela. 
Para Andrea Pereira, da Fundação Itaú Social, ao estabelecer parceria com o Akatu, a fundação apostou na importância deste projeto para a formação das crianças e jovens. “Buscando contribuir para a melhor qualidade da educação pública no Brasil, acreditamos que “A Árvore” é um excelente material de apoio para educadores comprometidos com a formação de cidadãos responsáveis. Esperamos que este material, associado à criatividade e ao compromisso dos educadores desperte nas crianças e nos jovens o compromisso com os valores do consumidor consciente”, ressaltou ela.
Para Leonardo Almeida da ANAUÊ Design Estratégico, empresa que apoiou o Akatu no projeto gráficoda “Árvore do Consumidor Consciente”, o engajamento foi muito recompensador. “Disseminação do consumo consciente e práticas sustentáveis são temas ligados aos valores da ANAUÊ. Contribuir com o Instituto Akatu foi uma forma de reforçar esses pilares”, ressaltou ele.

www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2006/08/1558/?searchterm=pilares%20da%20sus*

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...