sexta-feira, 25 de março de 2011

Basf reduz em 42% o consumo de água e registra índice de 90% de reutilização desse recurso natural

A maior fábrica da América Latina, com vendas superiores a 3,8 bilhões de euros somente na América do Sul em 2010, a Basf comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, com resultados expressivos. Segundo dados divulgados pela instituição nesta semana, a empresa alcançou uma redução no consumo específico desse recurso (por tonelada produzida) de 42% no Brasil, desde 2002.
Na América do Sul, no mesmo período, a redução do recurso natural foi de 34%. O Complexo Químico de Guaratinguetá, em São Paulo, principal unidade produtiva da empresa na região representa aproximadamente 53% do consumo absoluto de água e reduziu em 46% o seu consumo específico entre 2002 e 2010.
O desempenho é resultado da adoção de medidas como a instalação e automação de torres de resfriamento para recirculação e reuso da água utilizada nos processos de produção. Segundo a instituição, essa sistema é capaz de manter a recirculação de 90% da água captada do Rio Paraíba do Sul para fins de refrigeração.
“Trata-se de um sistema integrado de gestão, instalações modernas e utilização de alta tecnologia com o objetivo de gerar ganhos ambientais e econômicos. Estamos, não só reduzindo a geração de gases de efeito estufa, mas também diminuindo a demanda de água”, afirma o diretor do complexo, Willi Nass. A organização apostou, ainda, no treinamento dos colaboradores para o uso consciente de água em suas atividades cotidianas.
“A disponibilidade de água potável para consumo é um dos principais desafios do século e a gestão sustentável desse recurso natural nunca foi tão importante quanto hoje”, completa Nass. Ainda segundo ele, além dos processos industriais, a empresa mantém em seu portfólio produtos que melhoram a qualidade da água e apoia iniciativas de incentivo ao consumo consciente entre seus colaboradores, clientes e comunidades próximas de suas unidades produtivas.
Nesse sentido é possível citar o “Programa de Valorização da Água em Pulverizações Agrícolas (Provar)”, criado pela unidade de proteção de cultivos em 2007 com base em pesquisa da Faculdade de Agronomia de Ituverava (SP). O projeto estimula usinas a diminuírem a quantidade de água empregada na aplicação de herbicidas, otimizando recursos na produção e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Em três anos de pesquisas nas usinas sucroalcooleiras de Ribeirão Preto (SP), obteve-se um ganho operacional de até 30% e redução no volume de calda de até 60% (água usada na diluição do herbicida).
Vale citar ainda, as ações realizadas pelo braço social da empresa, a Fundação Espaço ECO, que incetiva cooperativas agrícolas a realizarem a restauração de áreas de preservação permanente e reserva legal, beneficiando a recuperação de lagos e rios ao seu entorno, bem como toda a biodiversidade local. Por meio do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental entre 2007 e 2010 foram plantadas 360 mil mudas em propriedades agrícolas no Brasil.

  Entre em Contato

Basf
Telefone
: (11) 3043 2326
Site: www.basf.com

fonte: http://www.responsabilidadesocial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...