segunda-feira, 7 de março de 2011

Empresa de reciclagem de refrigeradores é instalada em MG

Postado em 25/02/2011 ás 15h45
: A empresa especializada na manufatura reversa de refrigeradores, Revert, instalou no final de 2010 sua primeira fábrica no Brasil. (Imagem: Revert)
 
A empresa especializada na manufatura reversa de refrigeradores, Revert, instalou no final de 2010 sua primeira fábrica no Brasil. A iniciativa foi influenciada pela sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem como objetivo destinar corretamente as geladeiras fora de uso.
Esses equipamentos precisam ter um cuidado específico por causa do gás CFC (clorofluocarbonos), contido em sua estrutura. A unidade da empresa, instalada na cidade de Careaçu, em Minas Gerais, tem capacidade para processar anualmente 450 mil unidades. O empreendimento terá resultado direto na implantação da nova legislação nacional, que pretende processar dez milhões de refrigeradores em dez anos.
O diretor executivo da empresa, Pablo Magalhães, garante que os interesses corporativos ultrapassam o cuidado com o descarte dos refrigeradores, e atinge também a comunidade que vive na região. “Em Careaçu, vamos desenvolver várias projetos pilotos de educação ambiental e orientação de como os moradores podem fazer a separação do lixo residencial para uma futura coleta seletiva, em parceria com a prefeitura. Dentro de dois ou três anos queremos transformar o local em modelo de cidade verde, com uma população consciente”, informou o executivo à revista Meio Ambiente Industrial.
O método aplicado pela empresa para processar e armazenar corretamente o gás, impedindo que ele polua o meio ambiente, é inovador. O CFC passa por um resfriamento a menos 70 graus e posteriormente é armazenado em cilindros.
A empresa tem cuidado com todos os componentes dos refrigeradores, desde os condutores, capacitadores, vidros, interruptores e lâmpadas, até o gás tóxico e os metais que compõem a estrutura e são triturados e enviados à reciclagem para originarem novos materiais.
O equipamento usado na empresa, de origem alemã, é capaz de retirar 99% dos gases de CFC contidos nas geladeiras. Além de utilizar mão-de-obra local e oferecer capacitação profissional aos trabalhadores, a empresa possui certificação ISO 9001 e 14001, que qualifica o compromisso empresarial com os funcionários e também com o meio ambiente. Com informações da Revista Meio Ambiente Industrial.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...